Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

National Geographic produz documentário sobre a catedral Sagrada Família

A National Geographic anunciou hoje, data de nascimento do arquiteto Antoni Gaudí, em 1852, que vai estrear um documentário sobre a construção da catedral da Sagrada Família, em Barcelona, que se mantém em curso.

National Geographic produz documentário sobre a catedral Sagrada Família
Notícias ao Minuto

20:03 - 25/06/18 por Lusa

Cultura Séries

Rodado em Espanha, em colaboração com a produtora Minoría Absoluta, o documentário vai fazer parte da série 'Megaestructuras', uma das mais antigas da National Geographic, que tem por objetivo mostrar como se realizaram as mais complexas obras de arquitetura e engenharia da história.

A construção da catedral da Sagrada Família foi iniciada por Gaudí, em 1883, prosseguiu até 1936, quando a Guerra Civil espanhola levou à sua suspensão, foi retomada mais tarde, mantém-se em curso e só deverá estar terminada em 2026, no centenário da morte do arquiteto.

O documentário analisa o desafio de elevar uma catedral em pedra, em pleno século XXI, em pleno centro urbano de Barcelona, com o templo em funcionamento e aberto a visitantes.

Gaudí trabalhou durante 43 anos na construção da catedral, tendo renunciado a todos os outros projetos, nos últimos 12 anos da sua vida.

Antoni Gaudí morreu em 1926, num acidente de viação, em Barcelona, e encontra-se sepultado na capela da Virgem del Carmen, na cripta da catedral.

O programa testemunha a construção das seis últimas torres da igreja.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório