Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Novo livro do poeta Adalberto Alves é apresentado quinta-feira em Lisboa

O livro de poesia 'A Urgência do Impossível', de Adalberto Alves, escritor e historiador, é apresentado na quinta-feira, às 18:30, na Ordem dos Advogados, em Lisboa, pela catedrática de Filosofia, Maria João Cantinho.

Novo livro do poeta Adalberto Alves é apresentado quinta-feira em Lisboa
Notícias ao Minuto

23:55 - 25/06/18 por Lusa

Cultura Literatura

O escritor João Esteves Pinto, autor da introdução intitulada 'À Guisa de Introito', dirigindo-se ao autor escreve: "E o que de melhor posso dizer da tua obra?: a ela retorno e encanto-me sempre... com emoção". "Os poemas deslumbraram-me", atesta.

João Esteves Pinto no seu texto, realça a ligação do autor aos estudos do sufismo, uma das correntes contemplativas do islamismo, e à poesia luso-árabe, e sentencia que "Há uma delicadeza singular nestes poemas".

"Porventura a delicadeza das civilizações do oásis: ilhas transfiguradas pelo azul-paraíso sob uma lua crescente, cercadas sem remédio pelo sol mortal do deserto", acrescenta Esteves Pinto.

Adalberto Alves abre a obra com um poema que inicia da seguinte forma: "ó multidões que vos contentais/ com falsos brilhantes de alegria,/ vede! a noite some sempre o dia.", e mais adiante escreve: "vós quereis o possível, nada mais./ mas eu, em minha loucura ardente,/ anseio pelo impossível e urgente.".

O poeta, que completará 79 anos no próximo dia 18 de julho, tem-se destacado pelas suas traduções de poesia árabe, designadamente de 'Al-Mu'tamid', cuja poesia traduzida para português publicou em 1985.

Adalberto Alves é escritor, historiador e ensaísta.

Na área de ensaio cite-se, entre outros títulos, "Arabesco, música árabe e música portuguesa" (2016).

Em 2008, o autor de 'Portugal, Ândalus e Magrebe' recebeu o Prémio Internacional Sharjah da UNESCO para a Cultura Árabe.

Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, o causídico foi um ativo opositor ao regime do Estado Novo, derrubado a 25 de Abril de 1974, trabalhou sob a direção do compositor e maestro Fernando Lopes-Graça, no coro da Academia de Amadores de Música.

A sua estreia na poesia data de 1979, com a publicação de 'Uma Obscura Visão', na Editora Arcádia, Lisboa, ao qual sucedeu no ano seguinte, pela mesma chancela, 'O Gume e o Tempo'.

A obra 'A Urgência do impossível', editada pela Althum, que é apresentada na quinta-feira, sucede a 'Navegação Imperfeita' e 'Os Indícios da Palavra', títulos de poesia editados no ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório