Meteorologia

  • 18 JULHO 2018
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Sea3PO, do sucesso na Internet para o palco de um festival

Sea3PO, uma das 'youtubers' portuguesas com mais seguidores nas redes sociais, e que integrou hoje o festival Rock in Rio Lisboa, quer que os mais novos a vejam como uma pessoa imperfeita que conseguiu ter sucesso.

Sea3PO, do sucesso na Internet para o palco de um festival
Notícias ao Minuto

20:33 - 24/06/18 por Lusa

Cultura Rock in Rio

Este ano, pela primeira vez, o Rock in Rio Lisboa criou um palco de atuações para uma centena de "influenciadores", entre 'youtubers', músicos, humoristas e outros talentos que vingam, sobretudo, na Internet e são seguidos por milhares de pessoas, em particular crianças e adolescentes.

Entre os alinhados deste palco está Catarina Lowndes, 28 anos, ou melhor, Sea3P0, a 'youtuber' feminina que tem mais de um milhão de seguidores -- numa comunidade que se autointitula 'Seafam' -, somando todos os que a acompanham no Youtube, no Instagram ou no Facebook.

Depois de ter estudado cinema nos Estados Unidos, de ter tido vários trabalhos no mercado digital e de ter integrado uma banda, Catarina Lowndes criou a personagem Sea3PO e, em 2011, começou a fazer e a publicar vídeos online, no primeiro passo de interação com um público que cresceu conectado com tecnologias e o digital.

Desde os primeiros vídeos até hoje, nos quais faz demonstrações de produtos, fala de si própria e responde a fãs, Sea3PO lançou um livro para crianças, sobre 'bullying', uma revista em nome próprio e prepara-se para editar um álbum com o alterego Sea.

"Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão à procura de conexão e querem relacionar-se com a pessoa que estão a ver, pelo positivo e pelo que não perfeito", contou à agência Lusa pouco antes de subir ao palco no Rock in Rio.

Ser "influenciadora" pode ter uma conotação negativa, disse, mas esse "poder de influenciar grandes comunidades" pode ser canalizado para questões mais relevantes, como bullying, preconceito e amor próprio.

"Eu tento sempre mostrar que não sou uma pessoa perfeita, vou fazer escolhas erradas, mas mostrar que sou um ser humano e que o eu quero fazer é influenciar de maneira a que as pessoas não tenham medo de conquistar os seus sonhos", afirmou.

Facilmente reconhecível pelo cabelo bicolor -- azul e rosa - e influenciada pela cultura japonesa, Catarina Lowndes admitiu que a comunidade que a acompanha é, sobretudo, positiva e elogia "o amor e a dedicação" dos pais dos seus seguidores mais novos, que aguentam horas numa fila só para um autógrafo ou um retrato.

Para alimentar esta mensagem de "empoderamento" dirigida a quem a segue, Catarina Lowndes explicou que já tem uma equipa considerável de pessoas a trabalhar com ela, num trabalho que disse ser rentável.

"Raramente tenho tempo para mim, não tenho vida social. Contento-me com a minha comunidade. (...) Tenho dois 'managers', uma agência de comunicação, a Warner, um diretor criativo. É uma equipa gigantesca. Para não falar da banda e dos dançarinos. É incrível. Não acredito que tantas pessoas também acreditam neste projeto", elencou.

E acrescentou: "É rentável, mas o mais interessante é que é rentável em termos de conseguir passar uma mensagem de 'empowering people' e conseguir acender essa chama dentro das pessoas, de que as coisas são possíveis com muito trabalho".

Além de Sea3PO, o palco dos "influenciadores" conta com nomes como Wuant, Owhana, Windoh, Hitz, Mike Lyte, Bumba na Fofinha, César Mourão e Salvador Matinha.

O oitavo Rock in Rio Lisboa começou no sábado e prossegue hoje no Parque da Bela Vista, contando com Bruno Mars como cabeça-de-cartaz, num dia há muito esgotado. O festival é retomado nos dias 29 e 30 com The Killers, Katy Perry e Xutos & Pontapés.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.