Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Joana Sá nas despedidas da temporada de música do Maria Matos

A pianista Joana Sá e o guitarrista Luís José Martins atuam no domingo no fecho da temporada de música do atual Teatro Maria Matos, em Lisboa, com um espetáculo inspirado em Bach.

Joana Sá nas despedidas da temporada de música do Maria Matos
Notícias ao Minuto

23:02 - 22/06/18 por Lusa

Cultura Música

Em dois concertos, à tarde e à noite, Joana Sá e Luís José Martins estrearão composições inspiradas no imaginário da oratória sacra "Paixão segundo São João", de Johann Sebastian Bach.

"Das folias como dança e género musical de origem medieval que incorpora a loucura e, ainda, convocando as músicas ritualísticas associadas às festas joaninas, Joana Sá e Luís José Martins trazem, a partir de uma encomenda do Teatro Maria Matos, a curta mas excessiva noite de São João para dentro da nossa sala", afirma o teatro municipal.

Em palco, a pianista e o guitarrista contarão com vários músicos convidados, como Carlos Guerreiro (realejo, sanfona, sopros e percussões), Eduardo Raon (harpa e eletrónica), Pedro Carneiro (percussão), a cantora grega Savina Yannatou, o poeta Nuno Moura e os jovens músicos André Ferreira, Carlota Tavares e Matias Neves (alaúde).

Joana Sá e Luís José Martins têm seguido caminhos paralelos na música instrumental contemporânea portuguesa, e colaborado em projetos como Almost a Song, Power Trio e Turbamulta.

Fechada a temporada de música, o teatro municipal terá ainda programação de teatro e no serviço educativo, mas depois do verão contará com um novo modelo de gestão, arrendado a agentes culturais privados.

O Teatro Maria Matos, um dos equipamentos culturais geridos pela autarquia de Lisboa, recorda que a missão desenvolvida até aqui será continuada no futuro Teatro Luís de Camões (LU.CA), com programação para crianças e jovens, e no Teatro do Bairro Alto (antiga sede do Teatro da Cornucópia), "com projetos emergentes e experimentais no âmbito das artes de palco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório