Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Teatro celebra o verão com 40 propostas de música, dança ou cinema

O Teatro de Vila Real celebra o verão com cerca de 40 propostas que vão desde a música, dança, cinema, novo circo e teatro de rua e decorrem nesta casa de espetáculos e no centro da cidade.

Teatro celebra o verão com 40 propostas de música, dança ou cinema
Notícias ao Minuto

21:03 - 22/06/18 por Lusa

Cultura Vila Real

A programação do próximo trimestre do Teatro de Vila Real divide-se em dois grandes ciclos: "Do lado do verão", que decorre entre julho e agosto, e 'Algures a Nordeste', em setembro.

Segundo anunciou hoje a casa de espetáculos, em comunicado, estão agendados mais de 40 eventos para estes três meses, em várias áreas e géneros, desde o teatro de rua, novo circo, dança, cinema e vários géneros musicais.

A partir de 27 de junho e até ao final de agosto, a programação do Teatro acontece 'Do lado do verão' (ao ar livre), aproveitando a arquitetura do edifício e a envolvente paisagística do parque Corgo.

Este ciclo inclui um cartaz de 10 concertos no auditório exterior e no relvado junto ao café-concerto, com propostas da música moderna portuguesa e que vão desde Best Youth, Sopa de Pedra, Sean Riley & The Slowriders, Orquestra Bamba Social com Tiago Nacarato, Os Quatro e Meia, Marco Rodrigues, JP Simões, Joana Barra Vaz, Lince e a vila-realense Catarina Miranda (Emmy Curl).

Pelo meio, há cinema ao ar livre, com sessões na praça cénica do teatro e na zona histórica da cidade.

É também na zona histórica que acontece a terceira edição do 'Arruada - ciclo de artes de rua de Vila Real', produzido em conjunto com os serviços de animação e turismo da autarquia.

Entre 6 de julho a 25 de agosto, à sexta à noite e ao sábado de manhã, vão ser apresentadas 16 propostas de teatro de rua e novo circo, de companhias portuguesas e espanholas, com várias abordagens artísticas.

De 31 de julho a 4 de agosto tem lugar um novo projeto do Teatro de Vila Real, o ciclo "Clássicos de verão", que "se pretende que seja a semente de um festival sobretudo de ar livre dedicado à música clássica".

Durante cerca de uma semana, podem ouvir-se diariamente, em ambiente descontraído, vários compositores e formações clássicos ou de inspiração clássica, num programa que se cruza também com o cinema.

A transição entre o verão e o outono vai ser feita com a dança contemporânea, naquela que é a segunda edição do 'Algures a Nordeste', o festival organizado pelos teatros de Vila Real e Bragança e que, este ano, decorre de 8 a 29 de setembro.

O festival de dança contemporânea de Trás-os-Montes, apoiado pelo Norte 2020, apresenta de "uma programação eclética e ousada" no domínio da criação portuguesa.

Segundo o teatro de Vila Real, os coreógrafos convidados desta edição são Victor Hugo Pontes, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Cláudia Martins/Rafael Carriço, Bruno Duarte e Daniel Cardoso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório