Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Feira de Artesanato abre no sábado com Centro e Marrocos em destaque

O Turismo Centro de Portugal (TCP) e Marrocos vão estar em destaque na edição deste ano da Feira Internacional de Artesanato (FIA) de Lisboa, onde, entre sábado e 01 de julho, se espera receber mais de 110 mil visitantes.

Feira de Artesanato abre no sábado com Centro e Marrocos em destaque
Notícias ao Minuto

18:00 - 18/06/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Durante nove dias e com mais de 650 expositores em representação de 40 países dos cinco continentes, a FIA decorre na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

O Turismo do Centro estará presente com stands em dois pavilhões, ocupando uma área total de 252 metros quadrados (m2).

No pavilhão 2, dedicado ao artesanato nacional, o Turismo do Centro dispõe de um stand institucional e de artesanato da região, com 144 m2, "para promoção do território, artesanato ao vivo e outras manifestações de animação da região, em conjugação com as comunidades intermunicipais da região", de acordo com o presidente da entidade regional, Pedro Machado.

No pavilhão 4, dedicado à gastronomia, o TCP mostra "as delícias da região", num espaço de 108 m2.

No total, estão representados na feira 22 artesãos da região Centro, numa parceria entre o TCP, a Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro de Portugal (AASE) e o CEARTE.

A presença como "Destino Nacional Convidado" na "maior feira de multiculturalidade" da Península Ibérica -- e "segunda na Europa" -- constitui para a entidade regional um "sinal de reconhecimento da vitalidade" dos artesãos e empresários da região.

Marrocos, que participa há dez anos consecutivos na FIA, como país convidado do certame, terá o dobro da área ocupada no ano passado, com 500 m2, e mais de 40 expositores.

Segundo a organização, os apreciadores da arte berbere vão poder descobrir um espaço de exposição com todo o tipo de artesanato típico marroquino, desde calçado a vestuário, passando pelas artes de tapeçaria, cerâmica e bijuteria.

Os visitantes vão ter igualmente a oportunidade de ver 'in loco' uma oficina de artesãos do calçado e assistir a 'showcooking' com provas de degustação, à demonstração de pinturas em 'henna' e ao ritual do chá.

Haverá ainda um alinhamento musical contínuo de música pop, música clássica andaluz e Gnawa.

Este ano, também pela primeira vez, a FIA promove um concurso de 'cosplay', aberto a todos os que queiram mostrar a sua dedicação na construção e criação de fatos.

'Cosplay' é a abreviatura de 'costume play' e consiste no uso de roupa e acessórios de uma personagem real ou fictícia e na interpretação dessa mesma personalidade.

Os fatos a concurso estarão em exposição durante todo o período da FIA.

Cada 'cosplayer' será responsável pelo suporte de exposição do fato, sendo distinguidos três primeiros prémios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório