Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Filme de animação sobre ditadura de Pol Pot no Camboja vence festival

O filme de animação 'Funan', do realizador francês de origem cambojana Denis Do, venceu o prémio Cristal, o grande prémio da 42.ª edição do Festival de Cinema de Animação de Annecy, em França.

Filme de animação sobre ditadura de Pol Pot no Camboja vence festival
Notícias ao Minuto

17:44 - 17/06/18 por Lusa

Cultura Funan

Passado na década de 1970, durante o regime dos Khmer Vermelhos, de Pol Pot, que causou a morte a mais de dois milhões de pessoas - perto de um terço da população -, o filme fala de uma mulher que procura o seu filho, raptado pelas forças de Phnom Penh, adianta o comunicado da organização do festival, que encerrou na noite de sábado.

O prémio do júri foi para a longa-metragem 'The Breadwinner', da irlandesa Nora Twomey, com produção executiva de Angelina Jolie, outra história da guerra, esta centrada numa menina afegã de 11 anos, que se disfarça de rapaz, para procurar o pai.

'The Breadwinner', que também foi eleito pelo público o melhor filme do festival, adapta ao cinema a novela gráfica juvenil de Deborah Ellis 'Parvana, uma infância no Afeganistão' (a partir do título francês).

'Bloeistraat 11', da holandesa Nienke Deutz, teve o prémio de melhor curta-metragem, categoria em que o prémio do júri foi para 'Weekends', do norte-americano Trevor Jimenez, de acordo com a lista de prémios publicada hoje no 'site' do festival.

A animação 'Boy transcoded from Phosphene', do brasileiro Rodrigo Faustini, foi distinguido na secção 'Off Limits', assim como a produção brasileira 'Everything in black and white', de Mateus de Paula Santos, na área de produções patrocinadas.

As curtas-metragens de coprodução portuguesa 'Agouro', de David Doutel e Vasco Sá, e "Ride", de Paul Bush, estiveram em competição na edição deste ano do Festival de Cinema de Animação de Annecy, que teve início na cidade francesa, no passado dia 11.

O festival de Annecy, reconhecido pelo setor audiovisual como o mais importante dedicado ao cinema de animação, anunciou um novo recorde de acreditações atribuídas, na edição deste ano, com a inscrição de 11.700 profissionais, o que traduz um crescimento de 17% em relação a 2017, segundo a organização.

'A minha vida de curgete', 'O menino e o mundo', 'Coraline' e 'A paixão de Van Gogh' (prémio do público) estão entre filmes distinguidos em edições recentes do festival.

De igual modo, entre os portugueses premiados no festival estão Regina Pessoa, com 'História trágica com final feliz', prémio Cristal de curta-metragem, em 2006, e Abi Feijó, com 'Os salteadores', menção honrosa em 1995.

A 43.ª edição do festival de Annecy vai realizar-se nos dias 10 a 15 junho de 2019, com uma homenagem ao cinema japonês de animação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório