Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Valete: O regresso iluminado de uma carta fora do baralho

O músico português lançou uma música de homenagem a Sam The Kid e uma curta-metragem que ilustra o nascimento do Rap Tuga, através do nascimento de MC Nilton.

Valete: O regresso iluminado de uma carta fora do baralho
Notícias ao Minuto

20:44 - 14/06/18 por Tiago Miguel Simões

Cultura RAP

Após estar fora da cena musical por largos anos, Valete regressou, a título individual, com a música ‘Rap Consciente’, há cerca de um ano, altura em que também lançou ‘Poder’

Agora, o rapper luso apresentou não só uma nova faixa, como uma curta metragem. 'Samuel Mira' é o nome da música que serve de tributo a Sam The Kid, um dos mais, senão o mais, incontornável nome do Hip-Hop Tuga, que conta com duas décadas de carreira. 

Nesta música, Valete descreve o momento em que conheceu Sam The Kid, assim como a maneira de ser e o talento do seu colega de trabalho. 

 

“Vi-te a germinar ideias matinais E a transformá-las em sonho e melodias celestiais Melodias de representação messiânica Que levitaram o povo como meditação xamânica” 

O rapper comparou mesmo Sam a Sinatra e mencionou o momento negro da história recente do músico de Chelas que perdeu um dos seus amigos de infância, Snake. 

Mas as novidades com que Valete animou os seus fãs não se ficam por aqui. 'O 1º MC Português' é o nome da sua curta metragem que, em 10 minutos, se propõe a contar a história do primeiro rapper nacional, assim como o nascimento do Rap Tuga. O filme conta a história dos pais de MC Nilton, o primeiro rapper a passar na rádio em Portugal, assim como a história do músico integrante do grupo Líderes da Nova Mensagem, um dos primeiros grupos de rap a afirmar-se no nosso país.

Em comum, ambas as faixas de Valete tem o facto de homenagearem duas figuras cruciais no movimento Hip-Hop em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório