Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

Gala Lírica antecipa programação de verão com centenas de iniciativas

Uma Gala Lírica com a soprano Hélia Castro e a Orquestra Filarmonia das Beiras marca, na sexta-feira, a "antestreia" do programa 'Verão In.Str', que vai animar o centro histórico de Santarém de 21 de junho a 22 de setembro.

Gala Lírica antecipa programação de verão com centenas de iniciativas
Notícias ao Minuto

10:30 - 14/06/18 por Lusa

Cultura Santarém

A vice-presidente da Câmara de Santarém responsável pelo pelouro da Cultura, Inês Barroso, disse à Lusa que o programa, na sua quarta edição e com centenas de atividades e iniciativas agendadas, resulta de um compromisso assumido, até 2021, com cerca de 100 agentes e instituições culturais do concelho.

"Aquilo que queremos é revitalizar o nosso centro histórico com o contributo de todos, não só dos agentes culturais, que vão estar a animar e a embelezar os espaços do centro histórico, mas envolver os residentes, os comerciantes, os que visitam" a cidade, esperando que este ano sejam ultrapassados os 100.000 espetadores e participantes nos eventos realizados no verão de 2017, declarou.

Inês Barroso realçou o objetivo de "potenciar, valorizar, dar destaque, mostrar o que Santarém tem de melhor" em várias áreas, num projeto de envolve atores, animadores, pintores, escultores, fotógrafos, amantes da fotografia, ranchos folclóricos, ginásios, associações culturais e desportivas e comerciantes, que abrem os seus estabelecimentos até mais tarde às quintas-feiras.

Restaurantes e tasquinhas acolhem o Festival do Tomate, Azeite e Alho e menus criados com a temática do Verão In.Santarém, "dando uma valorização também aos produtos agroalimentares" do concelho.

Deste projeto "muito abrangente", que quer "mostrar Santarém", a vereadora destacou como novidades da edição deste ano a realização de um Festival de Estátuas Vivas, a 10 e 11 de agosto, com a participação de 15 artistas e quatro temas a concurso.

Referiu ainda o encontro internacional Pictor.In, de 01 a 10 de setembro, com a participação de 13 artistas plásticos de sete países que se propõem usar a cidade como cenário para criações artísticas que estarão expostas de 08 a 22 de setembro.

Salientando o crescimento "em quantidade e qualidade" dos eventos que animam o verão em Santarém, Inês Barroso afirmou que o município quer ver reconhecido o concelho como "de excelência na cultura".

A Gala Lírica, com Hélia Castro (soprano), Ema Viana (mezzo-soprano), Carlos Guilherme (tenor) e a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro António Vassalo Lourenço, agendada para o grande auditório do Centro Nacional de Exposições e com entrada livre, vai "abrir o apetite" para o evento.

O programa começa dia 21 com o In.Movimento, atividades de ar livre, no jardim das Portas do Sol, que arrancam com uma sessão de "ayur-yoga com som", incluída na 3.ª edição do Festival de Yoga da Federação Portuguesa de Yoga e da Associação Movimento Aberto.

Nesse primeiro dia, à noite, realiza-se um desfile de cerca de 30 carros clássicos pelas ruas da cidade, há brinde solsticial, e o espetáculo "EntreMundos", primeiro da iniciativa In.Agenda, que oferece "centenas de espetáculos" em seis palcos instalados no planalto da cidade e na Ribeira de Santarém, com as quartas-feiras a serem dedicadas ao cinema ao ar livre no Largo Padre Chiquito.

De 30 de junho a 02 de julho, o projeto de arte urbana "In.Str Street Art" contempla intervenções em quatro painéis e no muro do Círculo Cultural Scalabitano.

No Palácio Landal, vai estar patente uma exposição com obras de todos os artistas que integraram o In.Artes, nas diferentes galerias, desde a primeira edição do "Verão In.Str... é um Espanto!" em 2015.

De 14 de julho a 14 de setembro, 28 fotografias mostram no Jardim das Portas do Sol o "Tejo...Vida e Agonia de um rio".

Vinte pastelarias da cidade voltam a oferecer menus com as Pombinhas de Santarém, este ano aliados à mostra de obras de arte de diferentes artistas, incluindo a vertente In.Sabores novamente o festival de comida de rua "Magical Lights Food Fest", com a participação de carrinhas de 'street food' portuguesas e espanholas que se vão instalar nas Portas do Sol de 27 a 29 de julho, iluminando-se com "grinaldas de luzes", à espera de ser "um dos eventos mais fotografados do país".

No mesmo local, e paralelamente, vai decorrer o festival de música "Sound Set Fest", numa organização da Associação "Em Nome da Rosa".

Ao longo dos três meses, nas manhãs de sábado, 13 agrupamentos folclóricos trazem o mundo rural à cidade, na iniciativa In.Tradição, em colaboração com o Inatel.

"Não se espantem quando os agrupamentos estenderem uma manta em qualquer praça ou rua do centro histórico e façam uma merenda como se fazia no campo nos intervalos das atividades tradicionais", afirma a nota de divulgação do programa.

No In.Cidade, regressam as visitas guiadas temáticas, gratuitas, com percursos sobre Garrett, Azulejos e Alcáçova, em junho (dia 30), agosto (dia 04) e setembro (dia 01), enquanto o In.Downtown convida a saídas noturnas às quintas-feiras, em julho e agosto, aliando concertos e animação ao comércio de portas abertas até às 23:00.

Um miniautocarro vai assegurar deslocações gratuitas, este ano alargadas a zonas fora do centro histórico, como o populoso bairro do Sacapeito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório