Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Oitava edição da Semana Regional das Artes da Madeira começa hoje

A oitava edição da Semana Regional das Artes (SRA) da Madeira começa hoje, com um espetáculo de abertura no auditório do jardim municipal, no Funchal, e envolve mais de quatro mil estudantes de vários níveis de ensino.

Oitava edição da Semana Regional das Artes da Madeira começa hoje
Notícias ao Minuto

18:47 - 11/06/18 por Lusa

Cultura Funchal

De acordo com o diretor de serviços de Educação Artística e Multimédia, Virgílio Caldeira, este é o momento para mostrar a "formação artística das crianças e jovens madeirenses em contexto educativo", resultando numa semana que se prolongará até ao dia 17 de junho, passando também pela ilha do Porto Santo.

"É dos maiores eventos artístico-culturais que se fazem no espaço regional e que eu diria também que é um projeto único a nível nacional", afirmou, recordando a "diversidade de práticas artísticas".

O Goveno Regional aposta desde 1980 na formação artística das crianças e jovens madeirenses em contexto educativo.

O responsável revela que "as dinâmicas daí resultantes têm sido fundamentais para promoção e vivência cultural, numa perspetiva de educação para e através da cultura, não apenas dos alunos, mas também do público em geral".

Virgílio Caldeira destaca que, entre as várias iniciativas, existirão durante a semana do evento oito espetáculos de modalidades artísticas como dança, canto, cordofones tradicionais madeirenses e expressão dramática/teatro.

A SRA permite também que vários espaços da baixa da cidade do Funchal possam ser dinamizados, passando pela Assembleia Legislativa da Madeira, palácio de São Lourenço ou o Centro de Congressos da Madeira.

Segundo o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, este evento "constitui-se como o momento áureo das diferentes expressões e estilos artísticos, cujo protagonismo incide principalmente no número significativo de alunos envolvidos de todos os níveis de ensino".

O programa tem o encerramento no dia 17, num espetáculo a realizar no Jardim Municipal, no Funchal.

No ano passado, a Semana Regional das Artes da Madeira envolveu também cerca de 4.000 'pequenos artistas', que pisaram vários palcos dispersos pela baixa funchalense e aos quais se juntaram diversos grupos artísticos, a par da exposição regional de Expressão e Educação Plástica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório