Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Livros de junho contam com Domenico Starnone e com autor de 'Gomorra'

A publicação inédita do escritor italiano Domenico Starnone em Portugal, um romance sobre as crianças da máfia italiana, escrito pelo autor de 'Gomorra', e o segundo volume da autobiografia de Elias Canetti são algumas das novidades editoriais de junho.

Livros de junho contam com Domenico Starnone e com autor de 'Gomorra'
Notícias ao Minuto

15:45 - 08/06/18 por Lusa

Cultura Portugal

Do italiano Roberto Saviano, autor de 'Gomorra', livro lançado em 2006 sobre a máfia napolitana, e por causa do qual o autor passou a ter que viver com proteção policial, a Alfaguara publica agora um romance sobre a mesma temática, intitulado "Os meninos da Camorra".

Entre as novidades de junho conta-se a publicação pela primeira vez em Portugal do escritor, argumentista e jornalista italiano Domenico Starnone.

'Laços', editado pela Alfaguara, um romance sobre "as forças subterrâneas do amor" é o décimo terceiro romance do escritor, que já venceu os Prémios Strega, Bridge, Castiglioncello e Comisso.

A mesma editora lança ainda 'Como desenhar o corpo humano', uma coletânea de prosa e poesia de novos autores que se revelaram nos últimos 21 anos, como João Tordo, Bruno Vieira Amaral, Ana Pessoa, José Luis Peixoto e Margarida Vale de Gato.

A Elsinore publica neste mês um livro de contos, escrito ao longo de vinte, de Viet Thanh Nguyen, escritor vietnamita vencedor do prémio Pulitzer de ficção com 'O Simpatizante', editado em Portugal pela mesma editora.

Neste livro, o autor dá voz àqueles que, por fuga ou sonho, vivem entre dois mundos, o local onde nasceram e o país onde se encontram, como é o caso de um refugiado vietnamita que sofre um choque cultural, ao ver-se a viver com um casal homossexual em São Francisco, ou de uma mulher cujo marido demente a confunde com uma antiga amante.

A mesma editora publica um relato na primeira pessoa, intitulado 'A Odisseia', de Daniel Mendelsohn, que é uma "viagem" que o autor e o pai empreendem através do estudo da obra de Homero, fundindo memórias e ficção.

Tudo começa quando o pai do autor, com 81 anos, se inscreve num curso sobre a 'Odisseia' lecionado pelo filho, iniciando-se "uma viagem profundamente emotiva que os levará não só às raízes da literatura ocidental como às da sua própria vida", conta a editora.

A Cavalo de Ferro edita 'As Pequenas Histórias: Antologia', que reúne pequenas histórias de alguns dos mais influentes escritores de língua espanhola - muitos deles ainda inéditos em Portugal -, como Leopoldo Lugones, Bioy Casares, Roberto Arlt, Horacio Quiroga, Juan Jamón Ribeyro, José Donoso ou Ana María Moix.

Ainda na Cavalo de Ferro, sai o segundo volume da autobiografia do escritor búlgaro-inglês Elias Canetti, 'O Archote no Ouvido: História de uma Vida 1921-1931', inédito em Portugal.

A editora tem estado a lançar a obra deste autor e vai publicar a sua monumental autobiografia, em três volumes, o primeiro dos quais saiu em abril - 'A língua resgatada - História de uma juventude' -, estando prevista a publicação do último volume no segundo semestre.

Na Topseller, vai sair 'Amatka', da escritora sueca Karin Tidbeck, um romance distópico, que o jornal The Guardian descreveu como "inesquecível", com "elementos de Kafka, Borges e Le Guin".

Neste mês, a Tinta-da-China lança, após décadas sem ser publicado, a 'Obra Perfeitamente Incompleta', de José Sesinando, o outro nome de José Palla e Carmo (1923-1995), figura maior do humor literário português do século XX.

Um novo ensaio histórico de Rui Tavares, sobre o pombalismo e a revolução cultural do século XVIII, intitulado 'O censor iluminado', um livro sobre colonialismo e independências, intitulado 'As Voltas do Passado: A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação', organizado por Miguel Cardina e Bruno Sena Martins, bem como uma antologia do poeta Alberto de Lacerda, 'Labareda', na coleção de poesia dirigida por Pedro Mexia, são outras novidades da Tinta-da-China.

A Gradiva vai publicar "Introdução à Filosofia em Banda Desenhada", um livro dirigido a todas as idades, sobre a história da filosofia ocidental, guiada pelo filósofo Michael Patton e pelo premiado ilustrador Kevin Cannon.

Pela mesma editora sai um novo livro do mais recente Prémio Nobel da Literatura, Kazuo Ishiguro, intitulado 'A Minha Noite do Século XX e Outras Pequenas Descobertas', um ensaio sobre a matéria de que se faz um escritor.

O grupo editorial Leya tem diversas novidades, entre as quais 'O Fundo da Gaveta', de Vasco Pulido Valente, e 'O Nosso Avô Foi à Guerra', de Clemente e Nuno Rogeiro que, cem anos depois, descobriram o diário de guerra do avô, ambas lançadas pela D. Quixote.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório