Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Primeiro projeto de cultura em rede de Beiras e Serra da Estrela é dança

Um espetáculo de dança é o primeiro projeto da rede de produção cultural da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), com sede na Guarda, que visa diversificar a oferta cultural no território, foi hoje anunciado.

Primeiro projeto de cultura em rede de Beiras e Serra da Estrela é dança
Notícias ao Minuto

15:45 - 07/06/18 por Lusa

Cultura Espetáculo

O projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela começa no sábado, com a apresentação, em Figueira de Castelo Rodrigo, do espetáculo de dança 'Ecos do Côa', que inclui a participação de 38 elementos amadores.

Segundo a CIM-BSE, o projeto cultural, promovido em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, que inclui as vertentes de dança, teatro e música, pretende "diversificar a oferta cultural das comunidades, bem como envolver as pessoas em novas experiências artísticas".

A iniciativa também visa constituir uma rede cultural entre os 15 municípios da CIM-BSE, vocacionada para a promoção cultural do território.

António Ruas, secretário executivo daquela entidade, citado numa nota hoje enviada à agência Lusa, refere que se trata de "uma iniciativa inédita no país, que reúne 15 municípios para fazer cultura".

"Espírito colaborativo é o que pretendemos com este projeto", sublinha o responsável, adiantando que, no âmbito da iniciativa, foram contratados especialistas nas diferentes áreas que estão a criar coproduções com a comunidade.

O primeiro espetáculo criado no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela é na área da dança e está marcado para as 22h00 de sábado, para o Largo Serpa Pinto, na vila de Figueira de Castelo Rodrigo.

A organização adianta que o recinto que vai acolher a produção 'Ecos do Côa', já tem "170 metros quadrados de terra e as bancadas montadas".

"O sabor a terra, os brasões e as lendas dos municípios, bem como a natureza são algumas das inspirações do espetáculo que conta com a participação de 38 voluntários, amadores", adianta a nota.

'Ecos do Côa' é uma criação artística do DEMO - Dispositivo Experimental, Multidisciplinar e Orgânico, com coprodução da CARB - Cooperativa Artística da Raia Beirã, e reúne participantes dos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Trancoso e Mêda, todos do distrito da Guarda.

A CIM-BSE adianta que a produção será posteriormente apresentada em Pinhel (dia 30), em Almeida (02 de julho), na Mêda (08) e em Trancoso (13).

A residência artística que serviu de base à criação e produção do espetáculo comunitário decorreu na cidade de Pinhel, nas instalações da Academia de Música, durante o mês de maio.

O projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela tem a duração de três anos (2018 - 2020).

A CIM-BSE, com sede na Guarda, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório