Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Museu da Guarda cria área para arte contemporânea da coleção Novo Banco

O Museu da Guarda vai receber cinco obras de arte da coleção do Novo Banco, de cinco artistas contemporâneos portugueses, através de um protocolo a celebrar na sexta-feira, e criou uma área específica para as receber.

Museu da Guarda cria área para arte contemporânea da coleção Novo Banco
Notícias ao Minuto

14:00 - 05/06/18 por Lusa

Cultura Protocolo

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, disse hoje à agência Lusa que a cedência das obras será formalizada na sexta-feira à tarde, no museu daquela cidade, na presença do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, num protocolo a celebrar entre o município e aquela instituição bancária.

Segundo a autarquia, as cinco obras dos artistas Nikias Skapinakis, José de Guimarães, Júlio Resende, Luís Pinto Coelho e João Hogan, "que serão cedidas para o depósito do Museu da Guarda, no âmbito de um protocolo com o Novo Banco/Cultura", serão destacadas na sexta-feira, no âmbito do 3.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea (SIAC), que decorre até ao dia 18.

Álvaro Amaro considera que o momento é de uma "importância enorme" para a cidade mais alta do país, deixando o "mérito maior" para a administração do Novo Banco, presidida por António Ramalho (CEO), e para o ministro da Cultura.

No entender do autarca, trata-se de "um enriquecimento cultural para o Museu da Guarda, absolutamente fantástico".

As cinco obras que vão enriquecer o acervo daquele museu, que é gerido pelo município, irão ficar expostas em permanência numa área específica, que foi preparada para o efeito, disse.

No mesmo dia, no âmbito do programa do SIAC, será inaugurada, também no Museu da Guarda, uma exposição de Paula Rego, considerada "uma das mais conceituadas artistas plásticas da atualidade".

A mostra intitulada 'As infâncias perduráveis', reúne coleções provenientes da Casa das Histórias Paula Rego, do Centro de Arte Manuel de Brito e da Fundação de Serralves.

"A Guarda e em particular o SIAC prestam assim tributo a um dos maiores nomes da pintura portuguesa, figura proeminente das artes lusas", segundo a autarquia.

Na ocasião serão ainda inauguradas as exposições 'Recliner [after MvdR] and other sculptures', de Fernanda Fragateiro, e 'Sobre a Terra Fendida Uma Chama', de Sebastião Resende.

O SIAC é uma iniciativa organizada pelo Município da Guarda e o seu museu, com o apoio da Universidade de Salamanca (Espanha), da Casa das histórias Paula Rego, da Fundação Dom Luís, do Centro de Arte Manuel de Brito e da Fundação Serralves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório