Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Livros de ficção científica infantil de Ted Hughes publicados em Portugal

'O homem de ferro' e 'A mulher de ferro', dois livros de ficção científica para a infância escritos por Ted Hughes, um dos maiores poetas ingleses do século XX, acabam de ser editados em Portugal pela Ponto de Fuga.

Livros de ficção científica infantil de Ted Hughes publicados em Portugal
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/06/18 por Lusa

Cultura Ponto de Fuga

Mais conhecido pelos seus poemas e pelo romance que teve com a escritora Sylvia Plath, poucos são os que sabem que Ted Hughes também escreveu para crianças.

Segundo a editora, Ted Hughes foi "um prolífico e inspirado escritor para a infância, tanto em verso como em prosa".

Os livros agora publicados contemplam "belíssimas ilustrações em xilogravura" do artista britânico Andrew Davidson.

Originalmente publicado em 1968, 'O Homem de Ferro' é uma aventura de ficção científica - que inspirou Brad Bird a realizar, em 1999, a animação 'O Gigante de Ferro', hoje um filme de culto -, "imaginada e escrita como só um grande poeta seria capaz", considera a editora.

"Delicada na forma, incisiva na mensagem", esta é uma história para "encantar as crianças e enternecer os adultos", acrescenta.

O livro conta a história de um enorme homem de ferro, que se alimentava de metal, e que um dia surgiu no alto de um rochedo à beira-mar, sem que ninguém soubesse como tinha sido feito.

As pessoas juntaram-se para acabar com a destruição causada pelo homem de ferro e arquitetaram uma armadilha para o apanhar, mas quando um monstro vindo do espaço ameaça devastar o planeta, é o Homem de Ferro que consegue salvar o mundo.

Um quarto de século após a publicação deste livro, Ted Hughes concebeu, em 1993, uma sequela, que tem como protagonista a Mulher de Ferro.

Ambientada num mundo desolador, ainda e sempre ameaçado de destruição - pela industrialização desenfreada que consome os recursos naturais e ameaça os ecossistemas -, a narrativa, "fortemente simbólica", faz eco das "preocupações ambientais do autor", revela a editora, deixando no ar a pergunta: 'Conseguirá a Mulher de Ferro ajudar os homens a salvarem-se, e à Terra, da sua insensatez?'.

Ted Hughes nasceu em Mytholmroyd, Yorkshire, Inglaterra, em 1930, e casou-se, em 1956, com a também poeta e romancista norte-americana Sylvia Plath (1932--1963), com quem viveu uma relação intensa e tempestuosa.

Hughes foi poeta da corte britânica entre 1984 e 1998, ano em que morreu, em Londres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório