Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

António Zambujo e Jacinto Lucas Pires em fusão no Algarve

Um músico e um escritor, juntos, em palco? Sim. António Zambujo e o escritor Jacinto Lucas Pires vão estar “em fusão” no Fusos - Festival de Fusões Artística, que acontece na aldeia “mais típica do Algarve”, em Alte, no próximo dia 1 de junho. Mas há mais para ver no Fusos.

António Zambujo e Jacinto Lucas Pires em fusão no Algarve
Notícias ao Minuto

10:09 - 24/05/18 por Melissa Lopes

Cultura Fusos

Este ano, os pontos de encontro do Fusos, que decorre entre o dia 1 e o dia 3 de junho, são as fusões entre música e literatura, entre pintura e dança e entre música e pintura, informa a organização do evento, prometendo um “cartaz eclético nas várias abordagens artísticas” com “projetos inovadores e criações intencionais”.

O festival estende-se por sete palcos espalhados pela aldeia (Fonte Pequena, Pólo Museológico, Casa do Povo, Horta das Artes, Escola Profissional e Queda do Vigário), “num itinerário surreal atrás do Andarilho de Alte - Escultura sonora que percorre o caminho entre palcos e onde todos podem tocar nos vários instrumentos incorporados”.

O primeiro dia, Dia da Criança, começa com a estreia do filme ‘Amanhã foi ontem’, um documentário que conta com a participação das crianças do ensino básico de Alte. Seguem-se atividades de ciência com o Centro Ciência Viva do Algarve, a inauguração da exposição 'Perspectivas de Alte', com representantes dos cinco continentes a mostrar as suas visões de Alte.

Já a noite, começa com o malabarismo / novo circo de The Gentlemad. E segue-se o que a organização apelida de “momento forte” do Fusos:  António Zambujo em palco com o escritor Jacinto Lucas Pires para uma fusão entre Literatura e Música. Este primeiro dia termina com o som do DJ António Pires.

No segundo dia, dia 2 de junho, há teatro com a "irónica e hilariante" peça 'O Lobo Vermelho', sátira sobre o imaginário em torno da história do Capuchinho Vermelho. Segue-se Telamine, uma performance onde o artista Menau pinta um quadro com o pincel a emitir som, acompanhado pelos instrumentos de Paulo Machado. 

Maestro d'Água é um concerto com vários músicos dentro da Fonte Pequena, enquanto Fado Líquido junta a guitarra portuguesa de José Alegre ao som de sonoplastia da água circundante. À noite Asas de Sonhos é uma fantástica ilusão visual de dança aliada à pintura com Alice Duarte dentro de uma tela gigante, seguindo-se a festa dos Kumpania Algazarra. A noite encerra com os disco vinil de Discossauro.

No domingo, dia 3,  há lançamento do álbum dos Migna Mala, com direito a projeção do filme do álbum, e muita dança, primeiro com oficina do Grupo de Danças Tradicionais da Juventude Altense em Alte e Segue o Baile, depois com as danças tradicionais europeias de Pelivento. A encerrar há Fusada, num percurso até à Queda do Vigário que acolhe Luís Peixoto com a sua folk electrónica a fechar o festival.

O evento tem início às 14h30 de cada dia e tem entrada gratuita. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório