Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Oliva Creative Factory inaugura mostra com 80 obras da arte portuguesa

O Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory inaugura hoje, em São João da Madeira, a mostra bipartida "Intersticial", com 80 obras concebidas entre 1971 e 2014 por artistas portugueses.

Oliva Creative Factory inaugura mostra com 80 obras da arte portuguesa
Notícias ao Minuto

09:00 - 24/05/18 por Lusa

Cultura Aveiro

A curadoria está entregue a Miguel von Hafe Pérez, que selecionou os trabalhos a expor entre as mais de 1.000 peças da Coleção Norlinda e José Lima, e assim apresenta ao público criações de autores como Paula Rego, Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Ana Hatherly, Angelo de Sousa, António Olaio e a dupla João Maria Gusmão e Pedro Paiva.

A mostra vai decorrer em dois momentos distintos, exibindo 23 artistas na "Intersticial I", até 30 de setembro, e expondo os restantes 27 na "Intersticial II", de 11 de outubro a 17 de fevereiro de 2019. Em comum a cada fase há, no entanto, a intenção de "pensar o objeto artístico como acontecimento".

Procurando refletir na mostra os contextos que entre 1971 e 2014 se revelaram pertinentes "ao nível da história social e política, e dos sistemas de articulação institucional e receção crítica", Miguel von Hafe Pérez acabou por selecionar para a nova exposição da Oliva "obras pouco ou nunca vistas da Coleção Norlinda e José Lima" e que foram "bastante importantes no percurso dos seus autores".

Desse trabalho de seleção resultou ainda a evidência de uma forte presença feminina no meio artístico português, o que, para o curador, "contraria a ideia de uma certa invisibilidade das mulheres na arte contemporânea" - em contraste com o que se verificará, por exemplo, na cultura anglo-saxónica durante o mesmo intervalo de tempo que está retratado na "Intersticial".

A Coleção Norlinda e José Lima é uma das maiores de arte contemporânea em Portugal entre proprietários particulares e foi distinguida em 2017 com o Prémio Colecionador da Associação Portuguesa de Museologia.

Confiada em depósito ao Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, onde desde 2013 motiva diferentes exposições temporárias ao longo do ano, reúne mais de 1.000 obras de cerca de 250 artistas nacionais e estrangeiros, e inclui um importante núcleo sobre as vanguardas portuguesas de 1950 a 1970.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório