Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Este ano, o festival 'Guitarras ao Alto' faz-se no feminino (e com voz)

De 30 de maio a 3 de junho, Francisca Cortesão e Mariana Ricardo vão tocar em vários locais originais um pouco por todo o Alentejo

Este ano, o festival 'Guitarras ao Alto' faz-se no feminino (e com voz)
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/05/18 por Natacha Nunes Costa

Cultura Alentejo

Vasco Durão é lisboeta mas apaixonado pelo Alentejo. Há cinco anos, decidiu mudar-se com a família para a região e descobriu que podia ajudar a promover e dinamizar o Alentejo com outra paixão sua, a música. Passado um ano, decidiu criar o 'Guitarras ao Alto'. O sucesso foi tanto que, dia 30 de maio, começa a 4.ª edição do festival.

Em edições anteriores, passaram por lá músicos de renome como Peixe, Frankie Chavez e Filho da Mãe, este ano, e pela primeira vez na história do 'Guitarras ao Alto', o festival toca-se no feminino. É a Francisca Cortesão e a Mariana Ricardo, que, entre outros projetos, tocam na banda Minta&The Brook Trout, que cabe a responsabilidade de dar música aos locais e turistas que embarquem nesta viagem por várias localidades alentejanas. Novidade esta que, para o mentor do projeto, vai dar outra beleza ao festival.

“Esta é a primeira edição feminina, é também a primeira vez que fazemos [o festival] com músicos que tocam juntos. Não é tão fácil encontrar mulheres guitarristas e tinha esse objetivo desde o ano passado. Além disso, é a primeira vez que vamos ter voz. É o que costumo dizer, é se calhar o cartaz menos mediático de todas as edições, mas acho que vão ser os concertos mais bonitos porque o que elas fazem é lindíssimo”, conta Vasco Durão ao Notícias ao Minuto.

Os espetáculos vão realizar-se entre os dias 30 de maio e 3 de junho, sempre em locais intimistas, onde, normalmente, não acontece este tipo de eventos.

No primeiro dia do festival, Francisca Cortesão e Mariana Ricardo vão atuar no Convento das Maltezas, em Estremoz, no segundo dia, no Claustro do Convento de S. Bento de Avis. Já no dia 1 de junho, o concerto tem lugar na antiga estação de comboios da Beirã-Marvão, onde hoje está instalado um hotel.

No dia 2 de junho, o festival começa mais cedo. Das 16h00 às 23h00 os espetadores vão poder, não só ouvir as guitarristas, como também degustar os vinhos na Herdade de São Miguel, provar produtos da região e ouvir Cante Alentejano.

O festival encerra no dia 3 de junho, na Pousada Flor da Rosa, no Crato.

Os bilhetes custam 5 euros por pessoa e incluem a oferta de um copo de vinho Herdade de São Miguel, que é a patrocinadora oficial do evento.

Se quiser reservar já o seu bilhete pode fazê-lo através do site do festival 'Guitarras ao Alto'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório