Meteorologia

  • 21 JULHO 2018
Tempo
21º
MIN 20º MÁX 21º

Edição

Metro vai 'bombar' ao som de concerto de violoncelo do século XVIII

Hoje e amanhã, o Metro de Lisboa vai passar música de concerto por um violoncelo Stradivarius classificado como tesouro nacional.

Metro vai 'bombar' ao som de concerto de violoncelo do século XVIII
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/05/18 por Melissa Lopes

Cultura Lisboa

O Metropolitano de Lisboa assinala o Dia Internacional dos Museus e à Noite dos Museus, através de uma parceria com o Museu Nacional da Música, o museu mais metropolitano de Lisboa, situado na estação de metro Alto dos Moinhos.

Assim, e quem viajar no Metro de Lisboa esta sexta-feira e amanhã vai ter a oportunidade de ouvir, através do sistema sonoro instalado nas estações da empresa, a gravação em diferido de um concerto realizado no Museu Nacional da Música, tocado com um violoncelo Stradivarius do séc. XVIII, classificado tesouro nacional, informa a empresa de transportes em comunicado.

O concerto terá lugar no Museu da Música, esta sexta-feira, pelas 18h00 e tem entrada gratuita, inaugurando a ‘VI Temporada de Concertos com Instrumentos Históricos Um Músico, um Mecenas’.

"Trata-se de um concerto de especial importância para a história da música, por ser tocado com um violoncelo datado de 1725, por um solista da orquestra Gulbenkian, acompanhado por piano, datado de 1925", lê-se no comunicado. 

O violoncelo é um stradivarius ‘Chevillard - Rei de Portugal’, uma das jóias da coroa do espólio do Museu Nacional da Música, que pertenceu ao Rei D. Luís I (1838-1889), o único instrumento em Portugal com a assinatura do construtor António Stradivari (1644-1737).

O programa conta, também, com visitas guiadas ao Museu Nacional da Música, sessões de cinema mudo, exposições fotográficas, coros juvenis, concertos e recitais tocados com instrumentos da coleção desse museu e um Quiz Musical sobre o festival da Canção que terá início às 23h00 de dia 19. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.