Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

'Diamantino' venceu Grande Prémio da Semana da Crítica em Cannes

O filme português 'Diamantino', de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, venceu hoje o Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, que decorre até sábado naquela cidade do Sul de França.

'Diamantino' venceu Grande Prémio da Semana da Crítica em Cannes
Notícias ao Minuto

19:18 - 16/05/18 por Lusa

Cultura Filmes

O anúncio foi feito hoje em Cannes, numa cerimónia que começou pelas 19:00 locais (18:00 em Lisboa), de acordo com a produtora do filme, num comunicado hoje divulgado. Entretanto, a informação foi também divulgada na conta oficial da Semana da Crítica na rede social Twitter.

O prémio foi atribuído por um júri, presidido pelo realizador Joachim Trier e composto pelos atores Chloe Sevigny e Nahuel Pérez Biscayart.

'Diamantino', a primeira longa-metragem de ficção de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, conta "a história de Diamantino, interpretado pelo ator Carloto Cotta, uma superestrela do futebol mundial, cuja carreira cai em desgraça".

"À procura de um novo objetivo para a sua vida, Diamantino entra numa odisseia delirante, que envolve neofascismo, crise dos refugiados, modificação genética e a busca pela origem da genialidade", lê-se no comunicado divulgado pela produtora.

Além de Carloto Cotta, o elenco desta coprodução entre Portugal, Brasil e França inclui Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite.

O filme volta a ser exibido em Cannes na quinta-feira, às 14:15 locais (13:15 em Lisboa).

'Diamantino', refere a produtora, "vai ter estreia comercial em Portugal, numa data a anunciar brevemente".

Gabriel Abrantes e o norte-americano Daniel Schmidt têm trabalhado juntos nos últimos anos em filmes como 'Tristes Monroes' (2017) e 'A History of Mutual Respect' (2010).

Além de 'Diamantino', havia outro filme português em competição na Semana da Crítica do Festival de Cinema de Cannes, a curta-metragem 'Amor, Avenidas Novas', de Duarte Coimbra, feita em contexto escolar e produzida pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

O filme de Duarte Coimbra, de 21 anos, trabalho final do curso de Realização da Escola Superior de Teatro e Cinema e o primeiro "a sério" que fez, "é muito pessoal".

O realizador quis fazer, como explicou em entrevista à Lusa, "uma história de amor, um filme romântico, que se passasse nos dias de hoje" em Lisboa, cidade onde cresceu e passa os dias. 'Amor, Avenidas Novas', estreou-se no final de abril no IndieLisboa, nas competições nacional e internacional.

A 57.ª Semana da Crítica de Cannes, um dos programas paralelos do festival francês, decorre até quinta-feira.

Este ano, a abertura da Semana da Crítica ficou por conta de 'Wildlife', primeiro filme do ator e realizador norte-americano Paul Dano, protagonizado por Carey Mulligan, enquanto o encerramento será com 'Guy', do francês Alex Lutz.

Criada em 1962 para revelar novos talentos, a Semana da Crítica de Cannes é uma iniciativa do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema.

A 71.ª edição do Festival de Cinema de Cannes termina no sábado. Para o encerramento, Cannes escolheu 'O homem que matou D. Quixote', projeto antigo de Terry Gilliam agora concretizado, em estreia mundial no festival.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório