Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Ministério da Cultura mantém Ana Senha como subdiretora-geral das Artes

A atual subdiretora-geral das Artes, Ana Senha, foi mantida no cargo pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, anuncia hoje um despacho publicado em Diário da República (DR).

Ministério da Cultura mantém Ana Senha como subdiretora-geral das Artes
Notícias ao Minuto

10:54 - 16/05/18 por Lusa

Cultura Diário da República

De acordo com o despacho n.º 4819/2018, a subdiretora, que se encontrava no cargo em regime de substituição desde junho de 2016, teve agora o lugar confirmado, na sequência da realização de um concurso público.

No quadro das regras de recrutamento e seleção dos cargos de direção superior do estatuto do pessoal dirigente da administração pública, a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública procedeu à abertura do procedimento concursal.

Ana Senha estava entre três candidatos indicados pelo júri do concurso, tendo o secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, decidido manter a responsável no cargo.

A subdiretora-geral das Artes fica no cargo em regime de comissão de serviço, por um período de cinco anos, segundo o despacho, que produz efeitos desde 26 de abril de 2018, "ficando ratificados todos os atos praticados por Ana Isabel Ribeiro Isaac Senha no exercício destas funções, desde aquela data até à data da publicação do presente despacho".

Paula Varanda, que se encontrava a liderar a equipa da direção-geral das Artes, foi demitida no início de maio, por incompatibilidade para ocupar o cargo de diretora, tendo sido substituída por Sílvia Belo Câmara, que era assessora do gabinete do atual secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, desde 2016.

Ana Senha nasceu a 11 de junho de 1975, é natural e residente em Lisboa.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1998), frequentou os cursos de pós-graduação em Direito Público, com especialização em Direito Administrativo (2003), pela Universidade Católica e de Direito dos Contratos Públicos pela Universidade de Lisboa (2007).

Iniciou atividade profissional em 2001 como jurista-advogada no Gabinete Jurídico do ICEP - Investimento, Comércio e Turismo de Portugal, onde exerceu funções de apoio jurídico e patrocínio judiciário nas áreas do direito administrativo, do direito civil, do direito comercial e do direito laboral.

Entre 2003 e 2016, exerceu funções de assessoria jurídica e de coordenação do Gabinete Jurídico na Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) de Lisboa, com responsabilidades nas áreas de gestão e de suporte à atividade geral da empresa, para os diversos equipamentos culturais sob sua gestão - teatros municipais, monumentos, cinema, museus - e ainda na programação cultural em espaço público, de onde se destacam eventos como as Festas de Lisboa, o Lisboa na Rua ou o Natal em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório