Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Festival MUR anima centro histórico de Mértola no fim de semana

Espetáculos de música, dança, multimédia e de rua e "workshops" de desenho vão marcar o 2.º Festival MUR, entre sexta-feira e domingo, para animar e promover o centro histórico da vila de Mértola, no Alentejo.

Festival MUR anima centro histórico de Mértola no fim de semana
Notícias ao Minuto

10:20 - 16/05/18 por Lusa

Cultura 2ª edição

Segundo a promotora, a Câmara de Mértola, no distrito de Beja, o festival, que "valoriza a inovação e a criatividade", pretende "dar vida" ao espaço entre muralhas e "a alma" da vila, habitualmente designado por "vila velha" ou centro histórico, "sem perder as referências sociais e culturais que o caracterizam".

O festival deste ano, refere o município, foi "preparado para atingir vários públicos e várias sensibilidades artísticas" e pretende "contribuir para um olhar mais crítico e uma participação mais efetiva de todos na dinamização" do centro histórico de Mértola.

O primeiro dia do festival, na sexta-feira, vai incluir um espetáculo do grupo de percussão português be-dom, às 21h30, e uma sessão do dj Stereossauro, a partir das 23h00, no castelo da vila.

O programa de sábado arranca com um "workshop" de desenho orientado por Pedro Salvador Mestre, da associação Urban Sketchers Portugal, e que vai decorrer a partir das 10h00 e até às 17h00, para participantes desenharem o centro histórico da vila e atividades do festival com aguarela.

Segue-se o espetáculo de dança "Bail'a rir", às 17h30, no Largo Vasco da Gama, a apresentação do 10.º Festival Islâmico de Mértola, que irá decorrer em 2019, e o espetáculo "Al-Andaluz", que junta a Orquestra Nova de Guitarras e um grupo de sevilhanas, às 22h00, no adro da Igreja Matriz.

No domingo haverá um novo "workshop" de desenho, das 10h00 às 17h00, o espetáculo de rua "Clown 'Click to clik'", às 18h00, no Largo Vasco da Gama, e uma procissão, a partir das 20h30, entre a Capela de N. Sra. das Neves e a igreja Matriz.

O festival termina com o espetáculo multimédia "Apagão", que irá decorrer a partir das 22h00, no adro da Igreja Matriz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório