Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Braga recria época romana em cerca 200 espetáculos

Cerca de 200 espetáculos vão recriar em Braga, de 23 a 27 de maio, a "herança cultural" romana ao longo de um evento que inclui 72 programação de ininterrupta, anunciou hoje a organização.

Braga recria época romana em cerca 200 espetáculos
Notícias ao Minuto

21:38 - 11/05/18 por Lusa

Cultura Iniciativa

A 'Braga Romana' irá mobilizar toda a comunidade, envolvendo 99 escolas e associações, 36 agentes artísticos (musica, teatro, dança e artes performativas), com destaque para os cortejos, o Mercado Romano ou o tradicional acampamento romano.

Segundo a organização, o conjunto de eventos "coloca à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efetivo com a memória da civilização romana" no território bracarense.

"A Braga Romana é um tributo histórico que se tornou um dos principais momentos de pedagogia, animação e atração turística da cidade. E, mais do que um tributo, queremos que a herança cultural romana sirva como mote para a afirmação de uma marca para o futuro", referiu, na apresentação do evento, o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

Entre as novidades da edição deste ano, destaca-se a realização de um batizado romano, a 26 de maio, no Largo D. João Peculiar, e uma a recriação da medicina e cirurgia da época.

A programação inclui ainda dois colóquios, uma sessão de história local e dez visitas encenadas pelos sítios arqueológicos da cidade. Inclui ainda dez visitas guiadas, das quais se destaca a da Braga Romana Escondida (19 de maio), a Caminhada na Via Romana XVIII (20 de maio), havendo também uma visita guiada para pessoas com mobilidade reduzida a realizar no dia 24.

No dia 23, o destaque vai para o cortejo infantojuvenil Ludi Litterarii que vai contar com a participação de cerca de quatro mil crianças, e para o rito fundacional de Bracara Augusta.

Para o dia 24 está agendado o Senado Romano, no Rossio da Sé, e no dia 25, o IX Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro e o Cortejo Triunfal

No último dia, 27 de maio, destaque para o Casamento Romano e para o grande espetáculo de dança que encerra a edição de 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório