Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Feira Medieval Ibérica de Avis reconstitui reinado de D. João I

A edição deste ano da Feira Medieval Ibérica de Avis, no distrito de Portalegre, abriu hoje as portas com a recriação de alguns episódios do reinado de D. João I, segundo os promotores.

Feira Medieval Ibérica de Avis reconstitui reinado de D. João I
Notícias ao Minuto

14:30 - 11/05/18 por Lusa

Cultura Portalegre

D. João I, 'O de Boa Memória', consagrado Grão-Mestre da Ordem de Avis, em 1364, foi aclamado rei de Portugal nas Cortes de Coimbra de 1385, dando início à dinastia de Avis.

Promovida pelo município, a iniciativa, a decorrer até domingo, pretende recriar o ambiente da época medieval, recuando a um tempo de reis e princesas, jograis, nobres e mendigos, cavaleiros, almocreves, alcoviteiras e bobos da corte.

Os comeres e beberes nas tabernas, a conferência 'Da Ordem de Avis à Vila de Avis: Quadros de uma História', uma evocação da Batalha dos Atoleiros, a exposição 'Elmo e Espada de D. João I' e torneios de armas a cavalo são alguns atrativos do evento.

O programa inclui ainda evocações dos festejos populares do Tratado de Windsor, do cortejo de D. Leonor Teles e do cortejo nupcial e esponsais de D. João I e D. Filipa de Lencastre.

Danças e folias, mercado, música, animação de rua e recriações das movimentações de apoio à causa do Mestre de Avis e da aclamação de D. João I como rei fazem também parte do programa, assim como um arraial medieval que vai transformar o centro histórico da vila num burgo dos séculos XIV e XV.

Destinada a contribuir para a promoção e valorização do concelho de Avis, a feira medieval é organizada pela câmara municipal, em parceria com a Fundación Bodas De Isabel, e conta com a colaboração da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, associações, coletividades e produtores do concelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório