Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Christiane Jatahy volta ao Teatro com 'E se elas fossem para Moscou?'

Uma obra de Tchekov foi o ponto de partida de Christiane Jatahy para "E se elas fossem para Moscou?", a segunda peça da Artista na Cidade 2018, que sobe hoje ao palco do Teatro D. Maria II, em Lisboa.

Christiane Jatahy volta ao Teatro com 'E se elas fossem para Moscou?'
Notícias ao Minuto

06:10 - 11/05/18 por Lusa

Cultura D. Maria II

A partir de 'As três irmãs', de Tchekov, Christiane Jatahy questiona: "E se Moscou pudesse ser o que quiséssemos imaginar? E se fosse um rumo à mudança?".

Christiane Jatahy transporta estas questões para o teatro e o cinema, desdobrando-as em pontos de vista múltiplos e criando interseções entre realidade e ficção, ator e personagem, passado e presente.

Porque a artista transporta sempre o teatro para a contemporaneidade, como afirmou em entrevista à Lusa quando foi apresentada como a artista na cidade convidada para a Bienal deste ano.

"E se elas fossem para Moscou?" regressa a Lisboa depois de, em 2016, ter sido apresentada no S. Luiz Teatro Municipal.

Da convidada para Artista na Cidade 2018, o público poderá ainda ver, no D. Maria II, "A floresta que anda", de 18 a 20 de maio.

No dia 20, e ainda no D. Maria II, será lançado o livro "Fronteiras invisíveis: diálogos", seguido de debate.

Entre os trabalhos de Christiane Jatahy, nascida no Rio de Janeiro, em 1968, destaca-se ainda "Ítaca - Nossa odisseia I", o seu projeto mais recente que subirá ao palco do São Luiz, de 07 a 11 de junho.

Esta será a primeira parte de um díptico, inspirado na "Odisseia", de Homero, que vai prosseguir em 2019, com um projeto sobre viagens, revelou Christiane Jatahy à agência Lusa.

Um projeto - disse - em que irá documentar "as verdadeiras odisseias, as verdadeiras travessias, levando a ficção para essas travessias diárias [de imigrantes e refugiados], e depois documentar a obra".

Para elaborar a segunda parte do díptico, a criadora irá trabalhar sobre as viagens que se fazem "nos nossos dias em África, na Europa, no Brasil e nas suas fronteiras, assim como em toda a linha do Mediterrâneo".

Christiane Jatahy sucede ao bailarino e coreógrafo congolês Faustin Linyekula, que foi Artista na Cidade de Lisboa em 2016. O dramaturgo e encenador britânico Tim Etchells, em 2014, e a coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, em 2012, foram os anteriores convidados da bienal que junta diferentes

"E se elas fossem para Moscou?" pode ser vista hoje e sábado, às 19h00, e no domingo, às 16h00.

Com direção e adaptação de Christiane Jatahy -- que também assina a adaptação e o guião do filme -, tem interpretação de Isabel Teixeira, Julia Bernat e Stella Rabello, enquanto no elenco de apoio no filme estão Paulo Camacho, Felipe Norkus e Thiago Katona.

A direção de fotografia e câmara ao vivo são de Paulo Camacho, o cenário de Marcelo Lipiani, o figurino de Antonio Medeiros e Tatiana Rodrigues e a direção musical de Domenico Lancelotti.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório