Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Eurovisão: Favoritos garantiram bilhete para final, Salvador homenageado

O Altice Arena foi esta terça-feira palco da primeira semifinal da 63.º edição do Festival Eurovisão da Canção de 2018, que se realiza, pela primeira vez, em Portugal. Os dez primeiros finalistas foram selecionados, sem surpresas.

Notícias ao Minuto

22:18 - 08/05/18 por Anabela de Sousa Dantas

Cultura Festival

Depois de uma catadupa de canções mostradas ao longo de quase duas horas, foram decididos os primeiros dez países finalistas: Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda foram as mais votadas na primeira semifinal da Eurovisão.

Os resultados não configurarão grande surpresa, uma vez que foram selecionadas todas as favoritas, como Israel, Chipre, Estónia, República Checa ou Bulgária. De fora ficaram países como Suíça, Bielorrússia, Arménia, Bélgica, Croácia, Islândia, Azerbaijão, Grécia e Macedónia.

Os países finalistas foram revelados sem qualquer ordem, uma vez que as pontuações efetivas só serão reveladas no sábado, na final. De qualquer forma, a pontuação foi decidida através do voto do público, por telefone, e dos júris.

22h05 - PASSAM À FINAL: ÁUSTRIA, ESTÓNIA, CHIPRE, LITUÂNIA, ISRAEL, REPÚBLICA CHECA, BULGÁRIA, ALBÂNIA, FINLÂNDIA E IRLANDA!

22h04 - Jon Ola Sand, responsável da Eurovisão, anuncia que os votos estão contados.

21h57 - Cláudia Pascoal e Isaura, as concorrentes portuguesas desta edição, são entrevistadas. É tocado um excerto da música 'O Jardim', previamente gravado. 

21h48 - VOTAÇÕES ENCERRADAS. Agora resta saber as votações do júri, que se seguirão.

21h37 - Os concorrentes da edição do ano passado, conquistada por Salvador Sobral, fazem uma rendição de 'Amar pelos dois', a canção vencedora. São mostradas algumas imagens da atuação de Salvador, num vídeo que será emotivo para a maioria dos portugueses.

21h30 - As apresentações dos 19 países terminaram. Seguir-se-ão as votações, sendo anunciada a abertura das linhas telefónicas, por onde o público pode votar. Recorde-se que o número para o qual deve ligar é composto por: 760 300 8 + [ordem de atuação]. Por exemplo, Azerbaijão, o primeiro país a apresentar-se, é o número 01 - fica com o contacto 760 300 801. Veja os números relativos a cada país abaixo:

21h24 - Chipre, o último país a subir ao palco nesta primeira semifinal. Eleni Foureira, com 'Fuego', subiu recentemente para primeiro lugar nas preferências dos apostadores online. Eleni nasceu em 1987 e começou a sua carreira em 2010. Já lançou um álbum e tem vários sucessos.

21h20 - A prestação da Irlanda. Ryan O'Shaughnessy, com 'Together'. Ryan O’Shaughnessy nasceu em 1992 e foi ator durante cerca de dez anos na telenovela da RTÉ Fair City. Participou em 2012 no The Voice Irlanda e Britain’s Got Talent, onde teve sucesso.

21h16 - Eis a Suíça: ZiBBZ com 'Stones'. Coco e Stee são irmãos e começaram por combinar os seus talentos musicais em 2008, estando juntos desde então.

21h13 - Segue-se Sevak Khanagyan, com 'Qami', cantado em arménio. Sevak nasceu em Metsavan, Arménia, em 1987, e foi já vencedor do X Factor na Ucrânia, entre outros concursos.

21h07 - A artista da Finlândia sobe ao palco. Saara Aalto, com 'Monsters'. Saara é uma estrela no seu país natal. Ficou em segundo lugar no The Voice e no Got Talent e foi a voz da princesa Anna da versão finlandesa de Frozen.

21h04 - Um canção em grego. Yanna Terzi, com 'Oniro Mou', a entrada da Grécia. A artista, cujos pais são também músicos, já tem álbuns lançados e está nos Estados Unidos há nove anos.

20h59 - Segue-se a Áustria, com 'Nobody but you', cantada por Cesár Sampson. O artista faz digressões desde os 17 anos de idade. Trabalha como compositor, escritor e produtor musical.

20h53 - A Croácia é a prestação que se segue. Começa a atuar Franka, com a música 'Crazy'. Franka, que canta desde os três anos de idade, também é compositora. Estudou música e escrita de canções na Berklee College of Music em Boston.

20h49 - Eye Cue, da Macedónia, cantam 'Lost And Found'. A banda já é muito conhecida na Macedónia, com dois álbuns lançados, desde 2008.

20h45 - EQUINOX, da Bulgária, sobe ao palco, com a música 'Bones'. A banda é composta por cinco membros que se juntaram especialmente para esta atuação na Eurovisão.

20h41 - É a vez da Estónia. Elina Nechayeva, com 'La Forza'. Elina Nechayeva nasceu em 1991 e estudou música clássica.

20h37 - ALEKSEEV, com 'Forever'. O concorrente da Bielorrússia sobe ao palco. ALEKSEEV, nome artístico de Nikita Alekseev, de 24 anos, nasceu na Ucrânia.

20h33 - Israel, uma das favoritas, sobe agora ao palco. Netta Barzilai, de 25 anos, com a música 'Toy'. Ganhou o programa Rising Star este ano e chegou à Eurovisão. A canção é de apoio ao movimento 'Me Too' e muito animada.

20h26 - Segue-se a Lituânia, com uma canção de amor. 'When we're old', cantada por Ieva Zasimauskaitè. A cantora ficou, em 2012, em segundo lugar no concurso The Voice da Lituânia. Ieva tem 24 anos.

20h22 - Um favorito: República Checa. Mikolas Josef, com 'Lie To Me'. Mikolas, com 23 anos, é multifacetado: compositor, produtor, cantor, multi-instrumentista e realizador de vídeos de música.

20h18 - Segue-se a Bélgica. Sennek, com 'A Matter of Time'. Sennek é o nome artístico de Laura Groeseneken, que nasceu em Leuven, Bélgica, em 1990.

20h14 - Eugent Bushpepa, de 33 anos idade, interpreta 'Mall', a canção da Albânia. A canção que apresenta foi escrita e composta pelo artista.

20h10 - A prestação da Islândia. Ari Ólafsson, com a canção 'Our Choice'.

20h06 - A primeira interpretação pertence ao Azerbaijão. Aisel, com a canção 'X My Heart'.

20h00 - Começou a emissão da Eurovisão, na RTP1! Catarina Furtado, Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Filomena Cautela estão já em palco.

19h33 - Recorde aqui os dez artistas que estão melhor cotados nas casas de apostas online. Chipre e Israel vão atuar esta noite de terça-feira.

19h30 - Catarina Furtado, Daniela Ruah, Sílvia Alberto e Filomena Cautela são as anfitriãs do espetáculo, que tem início às 20h, na antena da RTP1.

--

Em maio do ano passado, Salvador Sobral sagrou-se vencedor do Festival Eurovisão da Canção, em Kiev, com a música 'Amar pelos dois', a primeira vez que um artista português venceu o concurso. O cantor, recorde-se, conseguiu a pontuação máxima (758 pontos), a mais alta pontuação de sempre num festival da Eurovisão.

Cláudia Pascoal e Isaura, com a canção 'O Jardim', carregam o pesado testemunho este ano, naturalmente, também na primeira vez que o concurso se realiza em Lisboa.

Ao início da noite desta terça-feira, 8 de maio, realiza-se a primeira semifinal da 63.º edição do festival, onde serão escolhidas dez canções entre as 19 que vão ser apresentadas pela Bielorrússia, Bulgária, Lituânia, Albânia, República Checa, Bélgica, Islândia, Azerbaijão, Israel, Estónia, Suíça, Finlândia, Áustria, Irlanda, Arménia, Chipre, Croácia, Grécia e República da Macedónia.

A segunda semifinal acontece na próxima quinta-feira, dia 10, onde serão escolhidas mais 10 finalistas entre as 18 que vão subir ao palco, nomeadamente Rússia, Sérvia, Dinamarca, Roménia, Austrália, Noruega, Moldávia, São Marino, Holanda, Montenegro, Suécia, Hungria, Malta, Letónia, Geórgia, Polónia, Eslovénia e Ucrânia.

As 20 finalistas destas duas semifinais juntam-se, no sábado, 12 de maio, aos países que são automaticamente apurados para a final: os países fundadores (Itália, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido) e o país anfitrião (Portugal). O vencedor será escolhido de entre esses 26 concorrentes.

Conheça mais sobre as regras do concurso aqui. Siga abaixo a emissão ao vivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório