Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Entre o humor e a violência, 'This is America' de Childish Gambino

Dois dias após ter sido lançado, vídeo aproxima-se dos 15 milhões de visualizações e recolhe elogios.

Entre o humor e a violência, 'This is America' de Childish Gambino
Notícias ao Minuto

11:45 - 07/05/18 por Pedro Filipe Pina

Cultura Música

Childish Gambino, também conhecido como Donald Glover, é uma das figuras do momento nos Estados Unidos.

O seu curriculum é vasto. No mundo do hip-hop, destaca-se pela sua música e pelos seus vídeos como Childish Gambino. Conta já com vários papéis no grande ecrã. Já no pequeno ecrã, Donald Glover é criador e protagonista da elogiada e premiada série 'Atlanta', que já lhe garantiu um Globo de Ouro em 2017 pela sua performance. É, no entanto, o seu lado musical que está agora em destaque.

O hip-hop sempre contou com figuras que narravam a vida de afro-americanos e os desequilíbrios da América moderna. Esta capacidade foi o que recentemente valeu ao rapper Kendrick Lamar um histórico prémio Pullitzer.

Mas é de Childish Gambino que falamos agora e de 'This is America', o seu novo single. 

A música oscila entre ritmos vários. Há dissonância, coros, momentos em que a música se mostra alegre e depois se apresenta de forma mais crua. O vídeo, a cargo do realizador Hiro Murai, há muito seu colaborador, é uma pequena proeza estética e de mensagens quase escondidas que aborda de frente alguns dos problemas dos Estados Unidos.

Passado num armazém que vai constantemente mudando de cenário, vemos Childish Gambino de tronco nu a andar e a dançar enquanto atrás dele surgem elementos vários. Há cortes abruptos na música com sons de tiros. A dada altura há um coro de gospel, que entra na música e acaba massacrado por Childish Gambino, num momento que lembra o ataque a uma igreja da comunidade negra de Charleston, em 2015. 'This is America', o país onde a violência de armas de fogo marca a atualidade.

O vídeo vai oscilando entre estes contrastes, com humor e violência, num retrato das diferentes 'caras' do mesmo país.

São quase 15 milhões de visualizações só em dias, e falamos apenas do YouTube. São também muitos os elogios e as previsões que apontam para o óbvio: no final de 2018, 'This is America' deverá fazer parte de muitas listas de melhores vídeos do ano.

Fique com o vídeo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório