Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Escultor Paulo Neves inaugura em Braga circuito em três espaços

O escultor Paulo Neves vai inaugurar, no sábado, em Braga, um circuito constituído por três espaços no centro da cidade onde vai mostrar, através de obras em madeira, pedra, ferro a "relação que estabeleceu com a natureza".

Escultor Paulo Neves inaugura em Braga circuito em três espaços
Notícias ao Minuto

18:00 - 02/05/18 por Lusa

Cultura Sábado

Ao abrigo do projeto da Galeria Shairart DST, o artista vai expor, até 23 de maio, as várias obras de 'Os Instantes da Matéria' naquela galeria, no Museu Nogueira da Silva e na Basílica dos Congregados, anunciou hoje em comunicado aquele espaço.

"Paulo Neves estabeleceu desde sempre uma relação com a natureza, criando um vocabulário formal e compositivo que se mantém nas obras em madeira, pedra, ferro e nas variações em materiais plásticos e sintéticos, conferindo-lhe uma coerência e constância enquanto escultor", destaca no texto a curadora da exposição, Helena Mendes Pereira.

A curadora explica que "o circuito começa no jardim do Museu Nogueira da Silva, na Avenida Central, onde as esculturas em ferro assumem protagonismo, seguindo-se a galeria shairart dst, que se cobre de uma seleção de madeiras, produzidas entre 1978 até aos dias de hoje, com caminhos para o céu, convites a espreitar por entre as rodas e anéis, sugestões de mandalas e conjuntos escultóricos com detalhes em bronze que nos arrancam suspiros".

O circuito encerra na Basílica dos Congregados, "na qual se encontra a figura de Cristo e uma iconografia limpa que associamos a imagens de Santas".

O texto destaca de Paulo Neves é "reconhecido como um dos melhores escultores portugueses da atualidade", sendo que as suas obras "integram as mais prestigiadas coleções" em Portugal, Angola, Espanha, Bélgica, Brasil, Itália e Alemanha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório