Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Habitação Dividir casa pela primeira vez? Eis ...

Dividir casa pela primeira vez? Eis o que deve ser discutido

A ida para a universidade implica toda uma nova realidade... e começa, quase sempre, com a partilha de casa com uma pessoa desconhecida.

Dividir casa pela primeira vez? Eis o que deve ser discutido

Para muitos jovens, ir para a universidade significa sair casa dos pais e embarcar naquela que é maior aventura da juventude. Contudo, pelo meio há toda uma nova realidade e a partilha de casa ou até mesmo de quarto com pessoas desconhecidas.

Apesar de cada pessoas ter o seu feito, os seus hábitos e manias, a verdade é que a vida em comunidade lida bem com todas essas diferenças... desde que haja comunicação.

Como destaca o site Bustle, todos os membros da casa devem comunicar saudavelmente e sobretudo sobre alguns temas concretos, como as contas. Estipular uma divisão justa e definir prazos para pagamento é meio caminho andado para evitar possíveis chatices e até dívidas.

Um outro tema a discutir com os colegas de casa é a decoração dos espaços comuns, que deve respeitar os gostos pessoais de cada pessoa. Também a limpeza - e definição de tarefas e rotatividade - é um tema a abordar, diz a publicação, que inclui ainda nos assuntos a discutir as compras de supermercado. Definir um montante máximo por semana/mês, quais os alimentos indispensáveis e aqueles que apenas devem ser comprados em promoções são aspetos a discutir entre todos.

Para evitar possíveis 'atropelos' ou atrasos desnecessários, os jovens devem também conversar sobre as rotinas matinais, como a toma de banhos ou o uso da cozinha para preparar o pequeno-almoço.

Apesar de faculdade ser, para muitos, sinónimo de festas e convívios, o uso da casa para reunir pessoas deve ser um outro tema discutido entre todos, tal como a ida de convidados para a casa, sejam eles íntimos ou não.

Quem tem um animal de estimação e quer levá-lo para a nova casa deve, em primeiro lugar, assegurar que existem todas as condições necessárias para o seu bem-estar, depois, claro, deve perguntar aos restantes elementos da casa se permitem ou não a presença do patudo.

Campo obrigatório