Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
25º
MIN 15º MÁX 26º
Imobiliário Habitação Vendi uma casa em 2023: Quanto pago ...

Vendi uma casa em 2023: Quanto pago de mais-valias em 2024?

Vendeu uma casa em 2023? Saiba se está isento de pagar mais-valias em sede de IRS em 2024, e, se não, quanto vai pagar.

Vendi uma casa em 2023: Quanto pago de mais-valias em 2024?

Não vendeu, mas quer vender? Fale com um consultor imobiliário da agência Casa no Minuto e venda já o seu imóvel! Mas leia se e quanto paga de mais-valias imobiliárias este ano. 

Quais os casos isentos da tributação de mais-valias? 

Caso tenha vendido uma casa em 2023, este ano pode então ter de pagar as mais-valias imobiliárias sobre essa venda. Isto acontece quando o valor da venda é superior ao valor pelo qual comprou o imóvel. Neste caso, a tributação é feita em sede de IRS, consoante os escalões em vigor. 

Mas nem todas as mais-valias estão sujeitas a imposto: Ora, se comprou a casa (que agora vendeu) antes de 1 de janeiro de 1989, as respetivas mais-valias não são tributadas. 

Note ainda que está também uma lei em vigor que permite a isenção da tributação de mais-valias referentes às vendas de casas entre 1 de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024. Mas mediante dois requisitos: o valor ganho com a venda, depois de ser direcionado à amortização do crédito habitação do imóvel vendido, deve ser aplicado na amortização de outro crédito habitação - de finalidade própria e permanente, próprio ou de um familiar – realizando esta aplicação dentro de três meses após a venda. 

Porém, também pode ficar isento da tributação quando vende um imóvel de habitação própria permanente cujo valor da venda é direcionado para a compra de outro imóvel com a mesma finalidade, nos 24 meses anteriores ou 36 meses posteriores à venda. 

E, por fim, tem ainda direito à isenção se tiver mais de 65 anos ou estiver reformado, tendo que investir o valor da venda num contrato de seguro, por exemplo, um plano poupança-reforma, num fundo de pensões ou na contribuição para o regime público de capitalização. 

De ressalvar ainda que a isenção corresponde ao valor investido – se investir o valor total, tem isenção completa, mas se investir parte do valor, a isenção é proporcional a essa parte. 

Como calculo as mais-valias do imóvel que vendi? 

A tributação das mais-valias em sede de IRS é calculada por englobamento, pois as mesmas são somadas aos restantes rendimentos anuais (daí serem apenas tributadas no ano seguinte à venda). Pelo que, não existe uma taxa específica

Por norma, só 50% das mais-valias são tributadas, mas existem exceções. Imóveis que beneficiaram de apoios públicos não reembolsáveis para aquisição, construção, reconstrução ou com obras de conservação de valor superior a 30% do Valor Patrimonial Tributário (VPT) e que sejam vendidos antes de decorridos 10 anos, estão sujeitos à tributação de 100% das mais-valias. 

A fórmula que determina o valor tributável é: 

Valor da realização/venda - (valor de aquisição x coeficiente de desvalorização da moeda) - (encargos com a aquisição e venda + despesas com a valorização do imóvel nos últimos 5 anos) 

Exemplificando, considerando uma casa comprada em 2008 por 180 mil euros, vendida em 2023 por 270 mil euros e o proprietário teve um custo de 17 mil euros em encargos, as mais-valias são: 

270.000 - (180.000 x 1,20) - 17.000 = 37.000 

Considerando que, neste caso, apenas 50% deste valor é tributado, ou seja, 18.500 euros. Este é o valor de mais-valias imobiliárias com a compra da casa sujeito a tributação. 

Vou vender uma casa em 2024: Como conseguir o melhor negócio? 

Quer vender uma casa este ano? Conseguir o melhor negócio requer experiência e análise, o que pode obter através de uma agência imobiliária. 

Os consultores imobiliários colocam o seu imóvel no mercado, ajudam com as visitas ao imóvel, aconselham face à melhor proposta, auxiliam com a reunião de toda a burocracia e com todo o processo de venda até à escritura. 

Na agência imobiliária Casa no Minuto é a isso que tem acesso, através de um processo próximo, rápido e personalizado. Contacte-nos e venda a sua casa de forma agilizada em 2024! 

Se necessitar ainda de financiamento para um novo imóvel ou outro projeto, saiba que os intermediários de crédito da Poupança no Minuto disponibilizam um serviço de mediação gratuito para contratar o seu crédito. 

Campo obrigatório