Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º
Mercado Internacional "Casas são para pessoas". Canadá pro...

"Casas são para pessoas". Canadá proíbe compra por parte de investidores

A medida vai aplicar-se ao longo dos próximos dois anos. 

"Casas são para pessoas". Canadá proíbe compra por parte de investidores

O Canadá vai proibir a compra de casa por parte de investidores estrangeiros que não estejam a morar no país, cumprindo assim uma promessa eleitoral do primeiro-ministro do país, Justin Trudeau. De acordo com a BBC, a medida vai aplicar-se ao longo dos próximos dois anos. 

A lei, que entrou em vigor no domingo, pretende 'travar' a escalada dos preços dos imóveis, numa altura em que a compra de casas por parte de estrangeiros tem efeito especulativo no mercado - e acaba por impulsionar os preços. 

"As casas no Canadá estão a atrair especuladores, entidades ricas e investidores estrangeiros. As casas são para as pessoas, não para os investidores", referiu o partido a que pertence Trudeau - Partido Liberal -, citado pela imprensa internacional. 

Há, no entanto, exceções para a compra de casas por imigrantes e residentes permanentes no Canadá que utilizem as casas como residência principal, o que significa que a regra tem impacto em investidores estrangeiros não residentes

Alguns criticaram esta proibição, alegando que não é claro o impacto que a mesma terá no mercado imobiliário do país. 

A Nova Zelândia, por exemplo, aprovou uma legislação semelhante, em 2018, que proibia compradores de imóveis estrangeiros, numa altura em que o país lutava contra uma crise de acessibilidade habitacional. No entanto, os preços das casas continuaram a subir desde que a proibição entrou em vigor.

Ainda segundo a BBC, embora os preços das casas tenham diminuído ligeiramente no ano passado, no Canadá, continuam a ser muito elevados em comparação com há uma década. Os preços das moradias subiram 48% no ano passado face a 2013.

Em abril do ano passado, recorde-se, o governo de Trudeau apresentou uma proposta para um programa de compra de casas mais acessível. 

Leia Também: Facebook acusado de segmentação discriminatória de publicidade no Canadá

Campo obrigatório