Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º
AR debate dia 20 proposta de lei sob...

AR debate dia 20 proposta de lei sobre Programa Nacional de Habitação

A proposta de lei do Governo sobre o Programa Nacional de Habitação vai ser discutida no parlamento a 20 de janeiro, estando no mesmo dia em debate um projeto de lei do PCP sobre redução das comissões bancárias.

AR debate dia 20 proposta de lei sobre Programa Nacional de Habitação
Notícias ao Minuto

13:14 - 04/01/23 por Lusa

Casa Habitação

Estes foram dois dos agendamentos decididos hoje pela conferência de líderes parlamentares, que segundo a sua porta-voz, a deputada do PS Maria da Luz Rosinha, se reuniu hoje unicamente para tratar da agenda parlamentar entre os dias 18 e 26 de janeiro.

Para dia 18 ficou marcado um debate potestativo do PSD, que ainda não indicou o tema, havendo do dia seguinte declarações políticas.

"No dia 20 será a proposta de lei do Governo 46 sobre o Programa Nacional de Habitação e temos também o projeto de resolução 274 do Chega sobre apoio às famílias e o projeto de lei 233 do PCP que reduz as comissões bancárias", elencou.

Já a 25 haverá um debate de atualidade do PCP subordinado ao tema "defesa da escola pública, respeitar e valorizar os professores e educadores" e ainda duas propostas de lei do Governo sobre direitos de autor e direitos conexos e um projeto de lei do PSD sobre a revisão do modelo das áreas protegidas.

No dia 26 de janeiro, de acordo Maria da Luz Rosinha, os deputados vão discutir um projeto de resolução da IL sobre a auditoria do processo de nacionalização da TAP, bem como um do BE sobre desclassificação de documentos militares até 1975 e outro do PS sobre a requalificação da estrada nacional 238.

"As eleições que têm vindo a ser adiadas para a Comissão Nacional da Proteção de Dados e da Entidade Reguladora para a Comissão Social estão marcadas para dia 26", acrescentou ainda.

No final da reunião, em declarações aos jornalistas, a líder parlamentar do PCP, Paula Santos, sublinhou a importância do projeto de lei para a redução das comissões bancárias e para o alargamento do acesso e do âmbito da conta dos serviços mínimos bancários, tendo em conta "os escandalosos lucros por parte da banca e muito à conta do aumento das comissões bancárias".

Sobre o agendamento relacionado com a escola pública, para dia 25, a deputada do PCP referiu que neste momento são sentidas as "consequências do desinvestimento, em particular a "desvalorização da carreira docente".

"Queremos confrontar o Governo com aquilo que são as políticas necessárias para a valorização da profissão, para a necessidade de suprir as faltas de professores nas escolas e também sobre recrutamento e combate à precariedade", explicou.

Leia Também: Governo aprova programa para investir 2,377 mil milhões em habitação

Campo obrigatório