Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos Contas da casa? 14 ideias para começ...

Contas da casa? 14 ideias para começar o ano a poupar

Do supermercado às telecomunicações, fique a par de algumas dicas de poupança.

Contas da casa? 14 ideias para começar o ano a poupar
Notícias ao Minuto

08:42 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto 

Casa Conselhos

O ano de 2023 arranca com a perspetiva de um aumento generalizado de preços que os consumidores irão pagar pelos serviços que usam no dia-a-dia. Poupar começa em casa e a Proteste Casa deixa algumas dicas que podem ajudar. 

Supermercado

  • 1. Faça uma lista de compras
    Fazer uma lista de compras é a melhor forma de evitar despesas adicionais e compras por impulso. À medida que for enchendo o carrinho de compras, vá calculando quanto terá de pagar para o ajudar a resistir a eventuais tentações.
  • 2. Compare os preços por quilo e por litro
    Na maioria dos casos, é possível encontrar, nas etiquetas que indicam os preços, a referência ao preço por quilo/litro/unidade. É com base nessa informação que deve comparar os produtos.
  • 3. Esteja atento às promoções
    Consulte os folhetos para saber quais as pro­moções da semana. Veja os prazos de validade dos produtos e, se forem longos, pode trazer mais do que uma unidade para aproveitar a promoção e guardar. Evite, contudo, comprar mais do que necessita.
  • 4. Opte por produtos de marca branca
    Os produtos de marca própria, as chamadas “marcas brancas”, permitem obter poupanças relevantes. Além disso, em determinados produtos, o nível de qualidade está cada vez mais próximo do das marcas dos fabricantes.

Eletricidade e gás

  • 5. Evite deixar aparelhos em standby
    Embora pareçam desligados, os aparelhos elétricos em standby estão a consumir energia. Sempre que possível, deve desligá-los da tomada, para uma redução do consumo e, consequentemente, da fatura de energia.
  • 6. Opte por lâmpadas LED
    Quando tiver de substituir as lâmpadas anti­gas, opte pela tecnologia LED. Uma lâmpada LED (7 W) a funcionar 4 horas por dia custa, por ano, cerca de 2 euros. Uma lâmpada a halogéneo custará 10 euros por ano. Para reduzir a despesa com a iluminação, apague a luz sempre que não precise dela e aproveite a luz natural ao máximo.
  • 7. Reduza o consumo de energia dos eletrodomésticos
    Confirme se o frigorífico e a arca congeladora têm a temperatura ajustada e evite abri-los se não for mesmo necessário. Quando usar o forno, desligue-o antes de o cozinhado estar pronto, aproveitando o calor residual para o terminar. No caso da máquina de lavar roupa, selecione tem­peraturas abaixo dos 30 graus, pois a etapa em que a água é aquecida é a que mais energia consome.
  • 8. Regule o esquentador
    Baixe a temperatura ou o caudal do esquen­tador para evitar gastar mais gás do que o necessário. É também importante que escolha um equipamento adequado ao real perfil de utilização da sua habitação. Um aparelho com capacidade superior à que necessita vai sair-lhe mais caro na altura da compra e gastar mais em energia na contratação de uma potência mais elevada.
  • 9. Verifique se o mercado regulado é mais barato
    Tanto no caso da eletricidade como no do gás natural, o mercado regulado apresenta tarifas mais baixas do que o mercado liberalizado para muitos perfis de consumo. Calcule o impacto desta alte­ração no seu caso particular para verificar se compensa mudar.

Água

  • 10. Instale redutores de caudal nas torneiras
    Com redutores de caudal nas torneiras, além de poupar água, também poupa gás quando utilizar água quente. Considere também a instalação de cabeças de duche com redução de caudal, um investimento reduzido para uma poupança significativa na água e na energia consumidas.
  • 11. Tome duches rápidos
    Sabia que num duche diário de 10 minutos – considerando uma família de três pessoas – pode gastar entre 5400 e 18 mil litros por mês, dependendo da efi­ciência do chuveiro? Se demorar só cinco minutos, gastará metade. Outro conselho importante: durante o duche, mantenha a torneira aberta só o tempo indispensável para se molhar e retirar o champô e o sabonete.
  • 12. Lave a loiça na máquina
    Em média, a máquina de lavar loiça consome 13 litros de água por ciclo de lavagem, com o programa prin­cipal ou automático; já no programa eco, consome cerca de 10 litros. Para lavar e enxaguar à mão a mesma quanti­dade de loiça, poderá gastar 60 litros! Além disso, se a água for quente, estará também a adicionar às contas o consumo de energia, o qual será ainda mais elevado se deixar a água quente a correr enquanto enxagua todos os pratos.

Telecomunicações

  • 13. Atualize o tarifário
    Se o período de fidelização do seu contrato está a chegar ao fim, essa é a melhor altura para tentar baixar o valor que paga mensalmente, negociando com a sua operadora ou mudando para outra que lhe ofereça melhores condições.
  • 14. Tenha cuidado com as promoções
    Se alguma operadora lhe apresentar uma proposta aparentemente irrecusável, verifique o período a que se aplicam os preços promocionais sem alterações. Grandes descontos nos pri­meiros meses do contrato podem sofrer enormes aumentos daí para a frente.

Leia Também: Quando usar a máquina da roupa, lave com água fria. São só vantagens

Campo obrigatório