Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Funchal. Oposição lamenta que 1.ª Ha...

Funchal. Oposição lamenta que 1.ª Habitação Solidária ainda não funcione

Os vereadores da oposição na Câmara Municipal do Funchal, na Madeira, lamentaram, este domingo, que a primeira 'Habitação Solidária', destinada a albergar quatro pessoas em situação de sem-abrigo, ainda não esteja a funcionar.

Funchal. Oposição lamenta que 1.ª Habitação Solidária ainda não funcione
Notícias ao Minuto

14:19 - 27/11/22 por Lusa

Casa Funchal

No final de julho, o presidente da autarquia, Pedro Calado (PSD), anunciou que a moradia, propriedade do município, já se encontrava reabilitada e iria acolher os primeiros quatro ocupantes a partir do mês de agosto.

Numa nota enviada, este domingo, às redações, os vereadores da coligação Confiança (liderada pelo PS), revelam que visitaram o local onde já deveria estar a funcionar o projeto "Habitação Solidária" e encontraram "um espaço vazio e sem qualquer utilização".

"Este espaço, que deveria acolher quatro pessoas em situação de sem-abrigo desde o mês de agosto, continua fechado e devoluto, numa altura em que se exigem soluções para as crescentes vulnerabilidades sociais que o Funchal tem apresentado", apontam.

Citada no comunicado, a vereadora Micaela Camacho afirma ser "inadmissível que, depois de anunciar com pompa e circunstância este projeto e conhecidas que são as carências habitacionais de tantas famílias funchalenses, o presidente da CMF [Câmara Municipal do Funchal] mantenha esta casa pronta e fechada há quatro meses".

A reabilitação do edifício, situado na Avenida Luís de Camões, foi adjudicada no mandato anterior, por 153.000 euros, pela coligação Confiança - que perdeu a liderança do município nas eleições autárquicas de 2021.

Os vereadores da oposição indicam ainda que Pedro Calado recebeu de "herança o edifício com um projeto elaborado e com obras de reabilitação em curso" e anunciou "que pretendia alocar a casa a um projeto pioneiro para pessoas em situação de sem-abrigo".

No entanto, acusa a vereação, o projeto "Habitação Solidária" constitui "uma cópia de um projeto de integração social da Confiança, denominado 'Habitação Partilhada', inaugurado em 2020, destinado às pessoas em situação de sem-abrigo e que funcionou como alojamento de transição na freguesia de São Roque".

O projeto 'Habitação Solidária' resulta de um protocolo de cooperação firmado entre o município funchalense, o Instituto da Segurança Social da Madeira e a Associação Protetora dos Pobres, no final de julho.

Na ocasião, o presidente da Câmara do Funchal disse que a primeira habitação estaria em funcionamento a partir de agosto e revelou que já estava "a ser pensada uma segunda moradia", na zona dos Barreiros, para dar seguimento ao projeto.

A Câmara Municipal do Funchal, a principal da Madeira, é composta por seis vereadores da coligação PSD/CDS-PP e cinco da coligação Confiança, liderada pelo PS.

Leia Também: O melhor é deixar de fazer fritos em óleo que já foi usado

Campo obrigatório