Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Cinco dicas para tornar a casa mais ...

Cinco dicas para tornar a casa mais acolhedora e iluminada no inverno

Se quer tornar a sua casa mais confortável nos meses frios, este artigo é para si.

Cinco dicas para tornar a casa mais acolhedora e iluminada no inverno
Notícias ao Minuto

10:08 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Conselhos

Com a chegada dos meses mais frios pode ser mais difícil conseguir ter uma casa acolhedora e iluminada, mas há comportamentos que podem mesmo fazer a diferença.

Se quer tornar a sua casa mais confortável no inverno, fique a par das cinco recomendações enviadas ao Casa ao Minuto pela VELUX, uma empresa especializada em janelas de telhado. 

1. Reduzir o consumo de energia e melhorar o bem-estar

"Ao promover a entrada de luz natural em casa, através de janelas, fará uma redução do consumo de energia tanto nas luzes, como nos próprios aquecedores. Os modelos de janelas mais recentes são feitos de vidro com isolamento térmico, que ajuda a casa a conservar a temperatura e a aumentar a luz natural com o objetivo de reduzir o recurso a tecnologias de climatização, o que também é uma mais-valia ao nível ambiental e de poupança monetária."

2. Utilizar acessórios nas janelas que previnam a saída do calor

"Com a chegada dos dias mais frios, é natural que o calor absorvido durante o dia se dissipe até à noite e, por forma a manter esse calor dentro de casa, é recomendado, além de fechar muito bem as janelas, utilizar persianas como complemento, pois além de ajudarem a manter o calor, também garantem um maior conforto térmico visual." 

3. Substituir janelas que já não vedam bem

"Procurar alterar as janelas, fazendo-o o quanto antes, e  optar por instalar janelas novas que se adequem ao espaço, não só para evitar perdas de calor e entrada de frio, como para proporcionar um maior conforto dentro de casa. "

4. Investir em iluminação específica para cada espaço

"Tornar as diferentes divisões da casa confortáveis passa, também, por adequar toda a iluminação presente. Utilizando lâmpadas mais amareladas e, se possível, com intensidade regulável, em pontos específicos da casa, como junto do sofá, do móvel da televisão ou em cima da mesinha de cabeceira, acaba por tornar o espaço visualmente mais quente e acolhedor." 

5. Adequar a decoração à estação do ano

"A decoração da casa é onde podemos ser um pouco mais excêntricos e arriscar. É fácil de a alterar e inovar, dependendo muito do estado de espírito. Adequar a decoração existente à estação do ano é essencial para manter o conforto das casas. Com a chegada do frio é aconselhado optar por substituir as cores veranis, mais frias e alegres, por cores mais quentes, por exemplo, nas almofadas, mantas, toalhas de mesa, e por escolher texturas mais polares ou de lã."

Leia Também: Arranjo urbanístico da Avenida da Boavista atrasa 'metrobus' do Porto

Campo obrigatório