Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º
Finanças IMI Poupar no IMI a pagar em 2023? Pode ...

Poupar no IMI a pagar em 2023? Pode pedir (nova) avaliação às Finanças

Contudo, a DECO Proteste recomenda que, antes, os contribuintes façam uma simulação para perceber se compensa. 

Poupar no IMI a pagar em 2023? Pode pedir (nova) avaliação às Finanças
Notícias ao Minuto

09:51 - 09/11/22 por Notícias ao Minuto 

Casa IMI

Os contribuintes têm até ao final do ano para pedir uma nova avaliação da casa às Finanças e, deste modo, poupar no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a pagar em 2023. Contudo, a DECO Proteste recomenda que, antes, os contribuintes façam uma simulação para perceber se compensa - pode fazê-lo aqui

"Pedir uma nova avaliação do imóvel é a única forma de baixar o imposto a pagar. Se não pedir a avaliação da casa, o IMI do próximo ano será igual ou superior ao deste ano, já que as Finanças atualizam automaticamente o valor patrimonial tributário dos imóveis a cada três anos, sempre com base nos coeficientes de desvalorização da moeda. Logo, em regra, estas atualizações automáticas apenas agravam o IMI a pagar", pode ler-se no site da DECO. 

Ora, "os imóveis envelhecem e as Finanças não reveem automaticamente o coeficiente de vetustez (idade do imóvel), que poderia baixar o valor do IMI".

Deste modo, os pedidos de nova avaliação de imóveis só podem ser apresentados pelo proprietário do imóvel (ou seu representante legal) com intervalos mínimos de três anos.

"Ou seja, em 2022 apenas podem apresentar pedidos de avaliação de imóveis os proprietários que não o tenham feito, para o mesmo imóvel, em 2020 e 2021", explica a organização de defesa do consumidor. 

Como pedir uma nova avaliação da casa?

Leia Também: Lucros da Adidas caíram 41,3% até setembro para 1.124 milhões

Campo obrigatório