Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Finanças Crédito à habitação BCE subiu taxas de juro. Qual o efei...

BCE subiu taxas de juro. Qual o efeito no crédito da casa (e no mercado)?

Decisão do BCE poderá ter impacto nas prestações mensais para muitas famílias que têm crédito à habitação e pode também afetar os preços das casas para comprar, de acordo com uma análise do idealista. 

BCE subiu taxas de juro. Qual o efeito no crédito da casa (e no mercado)?
Notícias ao Minuto

14:18 - 27/10/22 por Notícias ao Minuto 

Casa BCE

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, esta quinta-feira, uma nova subida de 75 pontos base nas suas taxas de juro para travar a inflação recorde na zona euro. Esta decisão poderá ter impacto nas prestações mensais para muitas famílias que têm crédito à habitação e pode também afetar os preços das casas para comprar, de acordo com uma análise do idealista. 

"Para as famílias com créditos habitação de taxa variável, o aumento da prestação a pagar já é uma realidade. Nos próximos dias será confirmado se o desconto que o mercado já aplicava estava ajustado aos 75 pontos e se a Euribor se mantém estável entre os 2,75% e os 3%. Ou se, pelo contrário, ainda tem uma trajetória ascendente até aos 3,5%. De qualquer forma, o aumento da prestação do crédito habitação depende do momento em que o crédito foi contratado, além do valor da Euribor", revela Miguel Cabrita, responsável do idealista/créditohabitação em Portugal, citado em comunicado

Além disso, esta decisão vai fazer com que muitas famílias adiem a compra de casa: "Com taxas 75 pontos mais altas, as taxas efetivas (os juros que são pagos independentemente se o crédito habitação é fixo ou variável) vão passar a 4%, o que vai deixar fora do mercado muitas famílias que em janeiro deste ano (antes a invasão da Ucrânia) tinham acesso a um empréstimo para a compra de casa".

Ora, com esta "redução da procura pode afetar os preços das casas para comprar, traduzindo-se em quedas de preços em alguns mercados, dependendo do nível de flexibilidade da procura em cada mercado”, afirma Miguel Cabrita.

Na tabela que se segue pode ver a diferença das prestações da casa em função do ano do contrato da hipoteca e da subida da taxa Euribor:

Notícias ao Minuto Diferença das prestações da casa em função do ano do contrato da hipoteca e da Euribor© idealista  

Miguel Cabrita, do idealista, revela que este aumento das taxas de juro por parte do BCE "foi inicialmente descontado pelo mercado durante semanas e tem sido responsável pelas fortes subidas da Euribor que se têm registado nos últimos dias", mas também "mostra a ineficácia das medidas tomadas até agora, incluindo o importante aumento aprovado em setembro, com o objetivo de conter a inflação".

Com esta subida, a terceira consecutiva e a segunda desta dimensão, a principal taxa de refinanciamento do BCE fica em 2%, a taxa de juro aplicada aos depósitos fica em 1,5% e a taxa de juro de facilidade permanente de cedência de liquidez passa para 2,25%.

No comunicado divulgado após a reunião do BCE, a instituição refere que "espera continuar a subir" as taxas nos próximos meses "para assegurar o retorno atempado da inflação ao seu objetivo de 2% a médio prazo".

Os últimos dados divulgados indicaram uma taxa de inflação homóloga de 9,9% em setembro, na zona euro, muito longe dos 2% que o BCE fixou como meta.

O BCE já tinha decidido duas subidas das taxas de juro desde o início do verão, pondo fim a uma década de política monetária expansionista. Em julho começou com um aumento de 50 pontos base e em setembro acelerou para uma subida de 75 pontos base.

[Notícia atualizada às 14h53]

Leia Também: BCE deve repensar "galope" das taxas. Marcelo alerta para "consequências"

Campo obrigatório