Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Escritórios Dois em cada 10 escritórios podem to...

Dois em cada 10 escritórios podem tornar-se flexíveis na próxima década

Esta previsão, contudo, vai "variar significativamente em função da localização e da cultura de trabalho". 

Dois em cada 10 escritórios podem tornar-se flexíveis na próxima década
Notícias ao Minuto

10:51 - 25/10/22 por Notícias ao Minuto Enviar email

Casa Savills

Dois em cada 10 escritórios europeus (20%) podem tornar-se flexíveis nos próximos 10 anos, de acordo com uma previsão da Savills, em conjunto com a Workthere. Esta previsão, contudo, vai "variar significativamente em função da localização e da cultura de trabalho". 

"A procura de escritórios considerados flexíveis representou 5% da ocupação global em todas as cidades europeias durante o primeiro semestre de 2022, contra 3% durante a pandemia, e mantém-se numa trajetória de recuperação gradual até aos 8-9% observados antes deste período pandémico", pode ler-se num comunicado enviado ao Casa ao Minuto.

A consultora imobiliária recorda que a procura de espaços de escritórios flexíveis na Europa atingiu 193.000 m2 durante o primeiro semestre de 2022, em linha com os níveis registados nos anos completos de 2020 e 2021.

"Amesterdão, Paris CBD e Lisboa têm sido os mercados mais ativos ao longo dos últimos 18 meses", pode ler-se. 

Mike Barnes, associate director da Savills European Research, sublinha, citado na mesma nota, que "a incerteza económica irá impulsionar a procura de modelos de arrendamento mais flexíveis, assim como uma mudança em termos da qualidade de 'amenities' sendo que, uma gama cada vez maior de modelos de trabalho, irá apoiar uma maior procura por espaço designado como flexível".

Leia Também: Euribor sobe para novo máximo a três meses e cai a seis e a 12 meses

Campo obrigatório