Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Arrendamento Inquérito da FAP. Metade dos estudan...

Inquérito da FAP. Metade dos estudantes não têm contrato de arrendamento

Inquérito da Federação Académica do Porto revela também que um estudante deslocado está a pagar, em média, 318 euros por um quarto arrendado.

Inquérito da FAP. Metade dos estudantes não têm contrato de arrendamento

Cerca de metade dos estudantes (52%) não têm um contrato de arrendamento nem recibos de renda, de acordo com um inquérito sobre o alojamento estudantil desenvolvido pela Federação Académica do Porto (FAP) e divulgado esta terça-feira. 

"52% dos estudantes deslocados estão no mercado de arrendamento paralelo, sem contrato nem recibos de renda, não podendo comprovar a despesa para concorrer ao complemento de alojamento para bolseiros ou ao novo apoio anunciado pelo Ministério, dirigido a estudantes que sendo de famílias de baixos rendimentos, não são bolseiros", alerta a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Na senda destes resultados, a FAP mostra-se "especialmente preocupada" com a falta de formalização dos contratos de arrendamento. 

O inquérito revela também que 17% dos estudantes não conseguiram encontrar alojamento e, entre os que já se encontram alojados, cerca de um em cada três afirmam estar alojados "num quarto ou casa que representa um grande esforço financeiro".

Além disso, um estudante deslocado está a pagar, em média, 318 euros por um quarto arrendado. "A estes valores acresce que cerca de metade dos estudantes ainda é forçado a suportar despesas não incluídas na renda, designadamente com água, energia ou internet, o que em média se traduz em pelo menos mais 35 euros por mês", pode ler-se no mesmo comunicado. 

O inquérito foi dirigido a 1.325 estudantes, a maioria inscritos em instituições de ensino superior públicas (87%) e em cursos de licenciatura (65%), entre os dias 16 e 21 de outubro, com o objetivo de analisar as condições de alojamento no início do novo ano letivo.

Leia Também: Combustíveis baixaram como previsto? Fizemos as contas (veja os preços)

Campo obrigatório