Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Comprar casa renovada ou por renovar...

Comprar casa renovada ou por renovar? Três pontos a ter em consideração

Muitos acabam por comprar uma casa antiga para restaurar uma vez que o preço de compra é mais baixo. Por outro lado, há os que preferem investir num imóvel que está pronto a habitar. O que é mais vantajoso?

Comprar casa renovada ou por renovar? Três pontos a ter em consideração

Afinal, compensa mais comprar uma casa renovada ou uma casa por renovar? De parte a parte, há vantagens e desvantagens, sendo que muitos acabam por comprar uma casa antiga para restaurar uma vez que o preço de compra é mais baixo. Por outro lado, há os que preferem investir num imóvel que está pronto a habitar. 

Nesta senda, a plataforma Casavo reuniu, num comunicado enviado ao Casa ao Minuto, três pontos a considerar nestas duas opções de compra:  

  1. Avaliar se o investimento compensa: "Não há dúvida que o investimento inicial na compra de uma casa por modernizar é inferior ao de uma que está como nova. Porém, o valor despendido nas obras de renovação, as remunerações dos profissionais, a dimensão da casa e a cobertura de imprevistos, pode ser superior ao esperado e suplantar a diferença de preço para uma casa remodelada. É importante também ter em consideração o aumento do preço das matérias-primas e a escassez de mão de obra especializada que estão a inflacionar os custos das renovações";
  2. Estimar o momento da mudança: "Renovar uma casa é um demorado e desgastante e adia o sonho dos novos proprietários de se mudarem para a sua nova residência. O estado da propriedade vai ditar a duração das obras, que podem ir muito além da simples pintura de paredes. Mudar o pavimento, substituir as canalizações, ou mudar as janelas para melhorar a eficiência energética, leva tempo e dinheiro. Além disso, podem ser precisas licenças camarárias, dependendo de se tratar de uma transformação mais profunda ou ligeira. Pelo contrário, na compra de uma casa renovada, evitam-se preocupações e é possível mudar-se de malas e bagagens sem mais atrasos";
  3. Personalizar os acabamentos: "É verdade que um imóvel por renovar permite que o comprador escolha todos os pormenores. Contudo, se este ainda estiver em fase de remodelação, é possível que os compradores tenham voz em alguns dos acabamentos, além de poderem escolher todo o recheio, o que fará com que sintam que a casa foi desenhada à sua medida".

Leia Também: Comprar casa para depois a arrendar "rendeu 5,9%" no terceiro trimestre

Campo obrigatório