Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º
Imobiliário Arrendamento Se tem filhos a estudar fora de casa...

Se tem filhos a estudar fora de casa, saiba como deduzir a renda no IRS

Fique a par das condições para usufruir desta dedução e qual é o benefício fiscal associado.

Se tem filhos a estudar fora de casa, saiba como deduzir a renda no IRS
Notícias ao Minuto

08:45 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto 

Casa IRS

Tem filhos a estudar fora de casa? Sabia que pode ter o benefício da dedução das despesas com o arrendamento no seu IRS? Um jovem com até 25 anos pode ser considerado 'estudante deslocado' do seu domicílio habitual.

"Para efeitos de IRS, a despesa relativa a arrendamento ou subarrendamento de contrato em que o estudante seja o inquilino, poderá ser deduzida a título de despesa de educação de acordo com determinados pressupostos", explica a Autoridade Tributária num folheto informativo sobre o tema. 

Quais as condições para usufruir desta dedução?

Para usufruir desta dedução, é necessário que o estudante não tenha mais de 25 anos e "frequente estabelecimento de ensino integrado no sistema nacional de educação, cuja localização se situe a uma distância superior a 50 km da residência permanente do agregado familiar", explicam as Finanças.

 Qual o benefício fiscal?

A dedução à coleta do IRS, a título de despesa de educação corresponde a 30% dos encargos devidamente documentados com as rendas, até ao máximo de 300 euros por ano. O limite máximo da dedução global por despesas de educação, quando existam encargos com rendas, é de 1.000 euros.

Mais informações aqui

Leia Também: Escalões ditarão maior ou menor subida do salário líquido em 2023

Campo obrigatório