Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º
Mercado Estatísticas Ordem lança inquérito para conhecer ...

Ordem lança inquérito para conhecer estado da arquitetura em Portugal

A Ordem dos Arquitetos lança hoje um inquérito aos membros, até 15 de outubro, para conhecer a prática da profissão e o estado da arquitetura em Portugal, visando "responder aos desafios que se colocam" aos profissionais, anunciou esta entidade.

Ordem lança inquérito para conhecer estado da arquitetura em Portugal
Notícias ao Minuto

12:38 - 15/09/22 por Lusa

Casa Arquitetura

O inquérito é lançado no âmbito do Observatório da Profissão, e resulta da verificação da "escassez de informação sobre o exercício profissional dos arquitetos e a prática em arquitetura" que a Ordem dos Arquitetos (OA) pretende colmatar, segundo um comunicado enviado à agência Lusa.

Promovido pela OA e desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP), o inquérito tem como principal objetivo "a recolha sistemática e continuada de dados relevantes, para responder aos desafios que se colocam, neste momento, à arquitetura e aos arquitetos", justifica a OA.

O inquérito deverá dar a conhecer o perfil dos arquitetos, a sua caracterização sociodemográfica, as condições financeiras e de prática da profissão, entre outros parâmetros, segundo o investigador João António, do CESOP, entidade responsável pela recolha de dados e monitorização dos resultados, citado no comunicado.

Nesta primeira fase, o inquérito será dirigido apenas aos membros da OA e, numa segunda fase, será também alargado a não-membros, diplomados em arquitetura mas não inscritos na Ordem, avança ainda.

As conclusões obtidas nos dois inquéritos vão ser conhecidas no primeiro trimestre de 2023, "e os resultados vão constituir o grande alicerce para o futuro da profissão", estima a OA.

A ação está inserida na atividade do Observatório da Profissão, formalizado em 2021, e que "visa entender a realidade da profissão, em Portugal, e as perspetivas para o futuro", e irá desenvolver ações para conhecer melhor a realidade dos seus membros.

"Auscultar a opinião dos arquitetos sobre o estado da profissão é determinante, e os resultados obtidos farão a ponte para o futuro, com bases sólidas que poderão facilitar, entre outros temas, a tomada de decisão por parte dos agentes do setor", sustenta a OA, no comunicado.

Nesta linha, será também alargado a não-membros, "a quem também é fundamental dar voz e perceber, nomeadamente, o que fazem no mercado, se trabalham na área, entre outras questões que permitam apontar algumas diretrizes".

Também citado no comunicado, o presidente da OA, arquiteto Gonçalo Byrne, considera que "a participação de todos os membros neste primeiro inquérito é essencial, para fazer um diagnóstico fidedigno, capaz de traçar o perfil dos arquitetos portugueses, compreender o estado atual da profissão que, posteriormente, permita ainda definir algumas linhas estratégicas determinantes para o futuro e valorização da arquitetura no país".

O Observatório da Profissão, assinala ainda, pretende ser um "pilar essencial" da OA, "estruturante para a ação dos arquitetos e para a arquitetura", assim como para a afirmação da entidade, "enquanto agente de promoção da inovação e melhoria das condições da prática da profissão, com impacto em todo o território nacional".

Leia Também: Há três novos Secretários de Estado. Tomam posse na sexta-feira

Campo obrigatório