Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º
Imobiliário Construção Penela investe 500 mil euros em edif...

Penela investe 500 mil euros em edifício para cultura e turismo

A Câmara de Penela consignou por quase 500 mil euros as obras de reabilitação da Casa Freire Gravador, que deverá funcionar como "espaço vocacionado" para a cultura e o turismo.

Penela investe 500 mil euros em edifício para cultura e turismo
Notícias ao Minuto

15:51 - 29/08/22 por Lusa

Casa Casa Freire Gravador

"Vai, assim, ser criada a Casa dos Saberes e do Território, que será um espaço de dinamização da oferta cultural e turística", afirmou, em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nogueira dos Santos.

A antiga habitação, no centro histórico de Penela, distrito de Coimbra, "popularmente conhecida como Casa da Legião", será um "renovado edifício (...) ao serviço dos munícipes e dos visitantes do concelho, potenciando e dignificando o património existente".

"Localizado numa das principais entradas da vila [entre as ruas do Castelo e 25 de Abril], este edifício, de 1908 e de estilo 'art déco', foi inicialmente destinado a habitação, encontrando-se degradado e devoluto", segundo a nota do município.

Eduardo Nogueira dos Santos salientou que será mantido "o desenho geral das fachadas, de evidente valor arquitetónico".

A empreitada, com um prazo de execução de 420 dias, foi consignada à empresa Veiga Lopes, que venceu o concurso público, e representa um investimento superior a 465 mil euros.

"As alterações necessárias foram criteriosamente estudadas para que o edifício e a sua originalidade não fossem desvirtuados, sendo que a intervenção incidirá na redefinição do espaço interior, na substituição e reforço de elementos estruturais e nas infraestruturas e acesso para pessoas com mobilidade condicionada, numa área total de construção de 360 m2", adiantou a autarquia, que aposta numa "profunda reabilitação do espaço, que pretende que venha a acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de complemento e apoio à oferta cultural e turística do concelho", podendo acolher exposições e ateliês.

Leia Também: Kyiv diz que iniciou ofensiva contra forças russas na frente sul

Campo obrigatório