Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º
Imobiliário Lojas Antiga farmácia de Vila Viçosa com 1...

Antiga farmácia de Vila Viçosa com 110 anos em vias de classificação

A abertura do procedimento de classificação da antiga Farmácia Monte, em Vila Viçosa, no distrito de Évora, cuja coleção é visitável e é a mais antiga farmácia histórica completa existente em Portugal, foi hoje publicada em Diário da República.

Antiga farmácia de Vila Viçosa com 110 anos em vias de classificação
Notícias ao Minuto

17:04 - 19/08/22 por Lusa

Casa Vila Viçosa

No anúncio, consultado pela agência Lusa, o diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, determina a abertura do procedimento de classificação da antiga farmácia, incluindo o património móvel integrado.

Para tal decisão, o responsável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) disse ter-se baseado em proposta da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Inaugurada a 01 de agosto de 1912, foi precisamente no passado dia 01 de agosto, assinalando os 110 anos da sua fundação, que foi aberta a Coleção Visitável da Farmácia Monte, "um espaço emblemático de Vila Viçosa", segundo a câmara local.

"Além de ser a mais antiga farmácia histórica completa existente em Portugal, é a primeira vez que criamos [no país] uma unidade museológica no próprio local onde a farmácia exerceu toda a sua atividade ao longo de mais de 100 anos", realçou hoje à agência Lusa o vice-presidente do município Tiago Salgueiro.

Contactado pela Lusa a propósito da abertura do procedimento de classificação, o vice-presidente congratulou-se e indicou que a proposta para seguir nesta direção "surgiu na sequência de uma recomendação da Direção Regional de Cultura do Alentejo".

"Partilhámos algumas informações relativamente à musealização e inventariação que estávamos a fazer e tivemos essa recomendação, de que seria conveniente salvaguardar a própria coleção e o edifício através de um processo de classificação e, então, iniciámos todos esses procedimentos, com a autorização dos proprietários do edifício da farmácia e da coleção, que têm sempre colaborado", resumiu.

A classificação que está, neste momento, a ser iniciada, "é um mecanismo absolutamente fundamental, porque vai permitir valorizar e proteger" a farmácia e o seu legado, "o que, para nós, era fundamental", frisou.

A Câmara de Vila Viçosa está "apostada na valorização do património cultural" e, se a antiga Farmácia Monte for efetivamente classificada, também será uma "questão a integrar no âmbito do processo de candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial [pela UNESCO], que está a decorrer em paralelo", acrescentou Tiago Salgueiro.

A Coleção Visitável da Farmácia Monte 'envia' os visitantes numa "viagem ao passado", segundo Tiago Salgueiro.

Graças a fotografias, às memórias da família e ao acervo, foi "recriar o espaço original da farmácia, quer dos laboratórios, do escritório, da zona de atendimento ao público, de toda a parte da frascaria, adquirida pelo fundador, em 1912, diretamente da Alemanha", o que permite ver como seria "uma farmácia no interior, uma farmácia na aldeia, exatamente como funcionava há mais de 100 anos", referiu.

Leia Também: Vila Viçosa preocupada com consumo de água admite aumentar preço

Campo obrigatório