Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º
Faro aprova concurso para edifício c...

Faro aprova concurso para edifício com 22 fogos de habitação social

A Câmara de Faro aprovou o lançamento de um concurso público para construir um edifício com 22 fogos de habitação social, cujo valor base é de 2,1 milhões de euros, foi hoje divulgado.

Faro aprova concurso para edifício com 22 fogos de habitação social
Notícias ao Minuto

15:49 - 11/08/22 por Lusa

Casa Câmara de Faro

Em comunicado, a autarquia adianta que os 22 fogos habitacionais, a construir na Rua Ludovico Menezes, se destinam "a um conjunto de famílias em situação de carência económica ou precariedade, a atribuir através de concurso".

O lançamento do concurso público para a empreitada foi aprovado em reunião realizada no passado dia 25 de julho, sendo que, após a adjudicação, o prazo de execução está estimado em 560 dias, acrescenta o município.

Este investimento insere-se na candidatura apresentada pelo município ao abrigo do programa 1º Direito -- "Programa de Apoio ao Acesso à Habitação", do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), prossegue a nota.

Em junho, a autarquia assinou dois contratos com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para cofinanciamento de 71 novas habitações: 22 na Rua Ludovico Menezes e 49 no Montenegro, para realojar famílias residentes na Praia de Faro.

Estes dois financiamentos foram possíveis através da Estratégia Local de Habitação da autarquia, aprovada em novembro de 2018, que visa desenvolver medidas para facilitar o acesso à habitação a todos os seus munícipes.

"Neste âmbito, o município de Faro perspetiva já novas candidaturas a esta área, além da revisão da Estratégia Local de Habitação, de forma a contemplar novos projetos, nomeadamente cerca de 275 novos fogos para venda a custos controlados em Estoi", refere.

Ao todo, a Estratégia Local de Habitação do Município de Faro implica um investimento total superior a 25 milhões de euros, com impacto em mais de 350 famílias, entre arrendamento apoiado e vendas a custos controlados.

Em março do ano passado, a Câmara de Faro tinha já anunciado a construção de 205 fogos de habitação a custos controlados para realojar famílias carenciadas no âmbito de um acordo de colaboração com o IHRU.

Leia Também: Faro reabre Jardim da Alameda e vai para desmantelar 17 parques infantis

Campo obrigatório