Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º
Imobiliário Construção Custos de construção de casas novas ...

Custos de construção de casas novas aumentam 12,9% em junho

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 12,9% em junho, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão-de-obra a subirem 17,2% e 6,9%, divulgou hoje o INE.

Custos de construção de casas novas aumentam 12,9% em junho
Notícias ao Minuto

12:25 - 11/08/22 por Lusa

Casa INE

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em junho "estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 12,9% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais do que o observado no mês anterior".

No mês em análise, o INE estima que o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,2% e de 6,9%

No caso dos materiais de construção, verificou-se uma desaceleração de 1,8 pontos percentuais no aumento dos preços, relativamente a abril, enquanto o custo da mão-de-obra acelerou 0,6 pontos percentuais face ao mês anterior.

Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 80%.

Já o gasóleo e os aglomerados e ladrilhos de cortiça apresentaram crescimentos homólogos acima dos 30%, enquanto os aços, as madeiras e derivados de madeira e as obras de carpintaria e os tubos de PVC registaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

Numa análise à variação em cadeia, a taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 0,4% em junho, enquanto o custo dos materiais diminuiu 0,7% e o custo da mão-de-obra aumentou 2,1%.

Leia Também: Produção na construção aumentou 1,7% em junho

Campo obrigatório