Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º
Lar Eficiência energética Certificado energético: O que é, ond...

Certificado energético: O que é, onde pedir e qual é o preço?

Quem publicitar a venda ou o arrendamento de uma casa sem a classe energética está sujeito a uma coima que pode chegar aos 3.740 euros, lembra a DECO Proteste.

Certificado energético: O que é, onde pedir e qual é o preço?
Notícias ao Minuto

09:47 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Certificado energético

O certificado energético é obrigatório em edifícios novos e antigos a partir do momento em que são colocados no mercado para venda ou arrendamento, pelos proprietários ou pelos mediadores imobiliários, lembra a DECO Proteste. Sabe em que consiste este certificado?

O que é o certificado energético?

"É um documento que avalia a eficiência energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente), emitido por peritos qualificados reconhecidos pela Agência para a Energia (ADENE) - entidade gestora do sistema de certificação energética de edifícios (SCE). Contém informação sobre as características construtivas do imóvel e os consumos energéticos relativos a diferentes usos, como aquecimento e arrefecimento da casa e produção de águas quentes sanitárias. Inclui ainda medidas de melhoria para reduzir o consumo, como a instalação de vidros duplos, o reforço do isolamento ou a instalação de equipamentos mais eficientes", pode ler-se no site da DECO Proteste.

Como pedir o certificado energético?

"Pesquise por peritos qualificados da sua área de residência, no site Certificar é valorizar. Solicite cotações a diferentes peritos, pois o preço pode variar consoante o técnico, o tipo de imóvel e a localização. Avance com o pedido de certificação quando reunir a documentação necessária. Após o levantamento efetuado na visita ao imóvel, o perito faz os cálculos que vai introduzir no portal do Sistema de Certificação Energética. Peça para consultar uma versão prévia antes da emissão do certificado", adianta a organização. 

Quanto custa?

De acordo com a DECO Proteste, "o valor do registo e emissão do certificado energético para uma habitação varia entre 28 euros (T0 e T1) e 65 euros (T6 ou superior), mais IVA. No caso de edifícios de comércio e serviços, oscila entre 135 euros (área útil até 250 metros quadrados) e 950 euros (superior a 5000 metros quadrados), mais IVA. A este valor acresce o custo do serviço cobrado pelo perito, que não está tabelado. Convém comparar honorários".

Leia Também: Reino Unido. Empresa prepara restrições ao uso de água devido à seca

Campo obrigatório