Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º
Finanças Crédito à habitação Com juros a subir é possível poupar ...

Com juros a subir é possível poupar ao transferir o crédito habitação?

"Na maioria dos casos, há a possibilidade de poupar no seu crédito habitação quando o transfere para outra instituição financeira", diz o Doutor Finanças.

Com juros a subir é possível poupar ao transferir o crédito habitação?

Não é garantido, mas a verdade é que, em grande parte dos casos, é possível poupar com a transferência do crédito à habitação para outra instituição, de acordo com o Doutor Finanças.

"Na maioria dos casos, há a possibilidade de poupar no seu crédito habitação quando o transfere para outra instituição financeira. E isto mesmo com a subida da Euribor. Mas claro que este não é um dado garantido. Se já estiver a beneficiar de um spread muito baixo ou quando os seus seguros de vida e multirriscos têm um valor inferior a maioria das ofertas no mercado, pode ser difícil encontrar uma proposta melhor", explica a empresa especializada em finanças pessoais. 

Regra geral, sublinha o Doutor Finanças, a transferência do crédito habitação permite-lhe obter melhores condições de financiamento.

"Afinal, hoje em dias há bancos a praticar spreads de 0,85%. Mas mesmo que não consiga o menor spread do mercado, a maioria dos bancos estão a praticar spreads que rondam 1%", adianta a mesma empresa. 

O Doutor Finanças sublinha que ao transferir o seu crédito habitação para outra entidade "poderá alterar as condições contratuais do seu financiamento. Por exemplo, se quiser optar por um novo contrato com um prazo de maturidade menor ou maior, saiba que é possível".

Além disso, "o mesmo se aplica à alteração do regime de juros. Ou seja, se pretender alterar de uma taxa variável para uma fixa ou taxa mista ou vice-versa. Tenha em conta é que a sua prestação mensal poderá subir perante esta alteração, dado que a taxa fixa tende a ser mais elevada do que uma taxa variável. Pelo menos no início do contrato".

Leia Também: Açores. Água já foi reposta e vias estão transitáveis na Praia da Vitória

Campo obrigatório