Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Lar Conselhos Da casa de banho à cozinha, veja aqu...

Da casa de banho à cozinha, veja aqui nove dicas para poupar água

É cada vez mais importante poupar água e há alguns comportamentos que podem fazer toda a diferença. 

Da casa de banho à cozinha, veja aqui nove dicas para poupar água
Notícias ao Minuto

08:57 - 26/07/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Água

Mais de um quarto do território do continente estava no final de junho em seca extrema (28,4%), verificando-se um aumento em particular na região Sul e em alguns locais do interior Norte e Centro, segundo o IPMA. É, por isso, cada vez mais importante poupar água e há alguns comportamentos que podem fazer toda a diferença. 

Nesta senda, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) reuniu algumas dicas que ajudam a poupar. Tome nota: 

Na casa de banho

  1. Um banho de imersão pode gastar em média 150 litros de água, prefira um duche rápido de 5 minutos e reduzirá o consumo de água em 90 litros!
  2. Em cada descarga de autoclismo pode gastar até cerca de 15 litros de água. Evite descargas desnecessárias não fazendo da sua sanita um caixote do lixo.
  3. Caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água. Pode diminuir a descarga para 8 litros. Pode ainda regular o parafuso de plástico que comanda a boia. Poupará até 4 litros por descarga completa.
  4. Feche a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água.
  5. Providencie a reparação de torneiras que pingam. Uma torneira a pingar de 5 em 5 segundos, num dia, consome 30 litros de água, ao fim de uma semana são 210 litros. Feche bem as torneiras e mantenha a canalização doméstica em bom estado.

    Na cozinha

  6. Use as máquinas de lavar loiça e roupa apenas com carga completa, sem recorrer a ciclos com pré-lavagem. Prefira os programas eco e poupa cerca de 20% em água.
  7. Não deixe a água a correr enquanto lava a loiça à mão. Encha uma bacia com água limpa para retirar o detergente da louça lavada.
  8. Reaproveite águas residuais para as suas regas e reduza o desperdício de água.
  9. Utilize redutores de caudal nas torneiras.

Leia Também: "Última proposta responde a algumas questões que temos vindo a levantar"

Campo obrigatório