Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º
Imobiliário Construção Estudo: Há falta de mão-de-obra para...

Estudo: Há falta de mão-de-obra para remodelações e obras em casa

Profissionais de remodelações e reparações para casa não conseguem dar resposta a quase metade dos pedidos, revela estudo.

Estudo: Há falta de mão-de-obra para remodelações e obras em casa
Notícias ao Minuto

11:21 - 21/07/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Casa

Os profissionais de remodelações e reparações para casa não conseguem dar resposta a cerca de metade (45%) dos pedidos dos portugueses, revela um estudo da APP Fixando, divulgado esta quinta-feira.

A análise, que envolveu mais de 160 mil pedidos na plataforma, refere que entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, houve um aumento de 8% nos preços praticados no setor.

"Este paradigma é causado por dois importantes fatores: por um lado, a escassez de especialistas qualificados nestas áreas, derivada da falta de incentivos à formação profissional e, por outro lado, do aumento da procura que se verifica num cenário pós-pandemia, devido ao adiamento de projetos durante os períodos de confinamento", explica Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, citada num comunicado. 

A Fixando explica que além da pouca mão de obra disponível, a escassez e aumento do preço das matérias-primas e os atrasos na entrega de materiais contribuíram para esta situação.

Quanto aos preços praticados pelo setor no terceiro trimestre deste ano, a Fixando estima que haja um aumento na ordem dos 9%, prevendo também que ascenda a 51% a percentagem de clientes que não conseguirão encontrar especialistas disponíveis.

Leia Também: O "Super Mario" que salvou zona euro mas não resiste a crise interna

Campo obrigatório