Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Finanças Investimentos Comprar casa para depois a arrendar:...

Comprar casa para depois a arrendar: Afinal, qual é a rentabilidade?

Analisando por capitais de distrito, é em Santarém que é mais rentável a compra de uma casa para este investimento.

Comprar casa para depois a arrendar: Afinal, qual é a rentabilidade?

A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento foi de 5,7% no segundo trimestre de 2022, de acordo com dados divulgados pelo idealista, esta quinta-feira. 

Trata-se de um valor 0,2 pontos percentuais (p.p) inferior ao verificado no mesmo período de 2021 (5,9%), de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Além disso, a rentabilidade na habitação também é inferior em 1 p.p em relação à observada no segundo trimestre de 2020, que foi de 6,7%.

"Analisando por capitais de distrito, é em Santarém onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 7,9%", adianta o idealista.

Seguem-se as cidades de Leiria (6,5%), Coimbra (5,6%), Braga (5,5%), Viseu (5,3%), Setúbal (5,3%), Viana do Castelo (5,3%) e Funchal (5,25). 

Do lado oposto, a rentabilidade habitacional mais baixa é obtida pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (3,5%), Aveiro (4,5%), Porto (4,5%) e Faro (4,7%).

E a rentabilidade dos escritórios? 

Os dados do idealista mostram também que os escritórios permitem uma rentabilidade de 9,7%, as lojas de 9% e as garagens de 7,3%.

Para a realização deste estudo, o idealista diz que "dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no segundo trimestre de 2022. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário".

A plataforma acrescenta que estes dados "permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento". 

Leia Também: Pombal. Neste edifício será instalado um espaço para captar investimento

Campo obrigatório